Conheça o psyllium, fibra que pode ser aliada do processo de emagrecimento

Ele é rico em propriedades e traz vários benefícios para a saúde

O psyllium pode ser aliado de quem quer emagrecer | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Derivada das sementes Plantago ovata ou Psyllium plantago, o psyllium, de forma resumida, é a fibra dietética solúvel. Ele é rico em propriedades e traz vários benefícios para a saúde, podendo amenizar os sintomas de diarreia suave e constipação. Apesar disso, o seu uso ainda é cercado de dúvidas, como em relação às suas contribuições para o emagrecimento. Afinal, ele ajuda a perder peso?

“Pode ajudar no emagrecimento por aumentar a saciedade. Quanto maior a saciedade, menor a fome, menos a quantidade de comida e menos calorias diárias. Então basicamente vai ajudar na restrição calórica pela saciedade. É uma ótima estratégia”, respondeu em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista Flávia Gregorini.

Diante disso, o psyllium pode ser um aliado em programas de emagrecimento. “Além disso, ao melhorar a regularidade intestinal, o psyllium otimiza a absorção de nutrientes, o que contribui para uma dieta equilibrada, essencial para a manutenção de um peso saudável”, complementou a nutricionista.

O alerta sobre o consumo de psyllium

Para quem deseja fazer uso do  psyllium o mais indicado é buscar orientação profissional, principalmente no caso de pessoas que convivem com hipersensibilidade intestinal e constipação crônica. “É necessário ainda fazer uso sempre com um bom consumo de água. Por conta desses e outros cuidados, recomenda-se sempre iniciar esse processo após consulta médica ou nutricional”, aconselhou Flávia.

A nutricionista foi questionada ainda se pessoas que sofrem com ansiedade podem usar o psyllium. “Pode. Inclusive por ajudar na saciedade pode colaborar com a redução do ato de um comer impulsivo que, em muitos pacientes, é comum em momentos de mais ansiedade”, afirmou Flávia Gregorini.

A fibra também melhora a saúde intestinal. “A melhora na saúde intestinal está relacionada a melhora do funcionamento do cérebro, o que pode influenciar positivamente no equilíbrio emocional. Contudo, é sempre prudente discutir a inclusão de qualquer alimento com um profissional de saúde”, concluiu Vanessa Costa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES