Conheça os 4 hábitos que você precisa mudar para evitar gordura no fígado

A gordura no fígado, como é conhecida popularmente a esteatose hepática, é uma doença que pode atingir todas as faixas etárias

A esteatose hepática atinge 30% da população mundial | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gordura no fígado, como é conhecida popularmente a esteatose hepática, é um problema que não escolhe idade ou sexo, ele pode afetar qualquer pessoa em qualquer faixa etária. Essa condição pode causar inflamação e prejudicar o funcionamento do órgão e é ocasionada pelo acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado.

Segundo o Ministério da Saúde, é normal haver presença de gordura neste órgão, no entanto quando este índice chega a 5% ou mais o quadro deve ser tratado o mais brevemente possível. Se não tratada corretamente, a esteatose hepática pode provocar, a médio e longo prazo, uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado.

Esse problema é uma das principais causas de doenças do fígado em todo o mundo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hepatologia. Estima-se que cerca de 30% da população mundial sofra com a doença. O problema pode ser desencadeado por uma série de fatores, incluindo consumo excessivo de álcool, obesidade, diabetes, colesterol alto e uso prolongado de medicamentos.

Por ser uma doença silenciosa, a esteatose hepática, muitas vezes, só costuma ser diagnosticada em estágios mais avançados, o que torno o problema ainda mais delicado. Entre os sintomas desta doença, podemos destacar dor abdominal, fadiga, perda de apetite, náusea e vômito. Quando o caso já está mais avançado, pode haver amarelamento da pele e dos olhos, inchaço na barriga e aumento do fígado.

Por ser uma doença silenciosa, o melhor a se fazer é prevenir e, para isso, é importante que você mude quatro hábitos: evitar o consumo excessivo de sódio, gordura e açúcar; substituir refrigerante e sucos artificiais por água ou sucos naturais; investir em frutas e legumes e evitar alimentos industrializados e ultraprocessados.

Após o diagnóstico da doença, é necessário que se sigam as orientações médicas e adotar o tratamento recomendado, para evitar que a doença evolua. Muitas vezes, a mudança de hábitos alimentares e prática de atividade física são suficientes para reverter o quadro. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos ou, em casos extremos, até mesmo transplante de fígado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES