Conheça os benefícios do ovo e a forma de preparo mais saudável

O ovo é um alimento que é praticamente unanimidade entre os brasileiros, seja cozido, mexido ou em diversas receitas, todo mundo recorre a ele na hora de matar a fome

O ovo é um alimento versátil e rico em nutrientes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ovo é um alimento que é praticamente unanimidade entre os brasileiros, seja cozido, mexido ou em diversas receitas, todo mundo sempre recorre a ele na hora de matar a fome. Para quem é adepto de atividades físicas, por exemplo, ele também é um grande aliado. Mas saber seus benefícios, principalmente do ovo cozido, também é importante para que você possa aproveitá-lo da melhor forma possível.

O principal benefício do ovo cozido em relação aos outros tipos de preparos são os adicionais. Quando o fazemos frito ou mexido, é acrescentado óleo; ao prepararmos omeletes ou bolos também são acrescentamos outros ingredientes, o que contribui para mudar completamente o seu valor nutricional. Já o ovo cozido não leva nenhum ingrediente ou gordura adicional.

Benefícios do ovo

No entanto, independente de como o ovo é preparado, ele oferece uma série de benefícios a quem o consome. Este alimento é uma das fontes de proteínas mais ricas e mais baratas e pode ser preparado de uma infinidade de formas. No entanto, não é porque os benefícios do ovo são inúmeros que você pode exagerar. O equilíbrio é essencial. 

Segundo a nutricionista Maria Alves Garbi Barbi, em entrevista ao Terra, o ovo é uma importante fonte de nutrientes, com proteína de alto valor biológico, que fornece todos os aminoácidos essenciais; vitaminas (riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12), além de minerais, ômega 3 e compostos ativos (luteína e zeaxantina).

A especialista afirma que os benefícios desse alimentos são importantes para o bom funcionamento do organismo. Ela explica que o ovo ajuda no desenvolvimento neurocognitivo, possui ação antioxidante e ajuda na saúde dos olhos, podendo diminuir os riscos de doenças oftalmológicas. Além disso, este alimento ajuda no aumento da massa muscular, proporcionar melhor funcionamento do sistema imunológico e diminui a absorção do colesterol no intestino. 

Possíveis contraindicações

"A contraindicação do ovo se dá em casos de intolerância ou alergia individual. Entretanto, para se obter seus efeitos benéficos, é importante considerar a técnica dietética aplicada durante seu processamento", explica a nutricionista. Por ser rico em proteína, o ovo ser um alimento substituto de outros com proteína de alto valor biológico, como carnes vermelhas e frangos. "Duas porções de ovos representam cerca de 20% das recomendações (RDA) das necessidades diárias de proteínas", finaliza Maria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES