Conheça os sinais de um AVC e os hábitos que previnem o problema

Os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) têm crescido nas últimas décadas

Alguns hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir o AVC | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, têm crescido nas últimas décadas e, dentre os fatores que podem explicar essa alta, estão o sedentarismo, o excesso de peso e o estresse. O problema, além de ter apresentado estado mais graves, também tem atingido os jovens com maior frequência do que antes.

Segundo o Ministério da Saúde, o AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. "O AVC pode ser associado a outras doenças, como hipertensão, obesidade, diabetes, e também os aspectos genéticos", afirma o Feres Chaddad, líder da neurocirurgia da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP, em entrevista para o Terra.

Essa uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Desta forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.

Como identificar o AVC

Os sintomas do AVC podem ser bastante sutis e passarem despercebidos, ou até mesmo aparecerem repentinamente. No entanto, alguns sinais podem ser mais perceptíveis e ajudar a identificar o problema com tempo de buscar ajuda profissional. Dentre eles, estão dor de cabeça persistente, diminuição ou perda da força ou da sensibilidade em um lado do corpo, redução do nível de consciência e sonolência. "Nessas situações, deve-se procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima da residência", alerta o especialista.

Como prevenir

O melhor caminho é sempre a prevenção e, no caso do AVC, o segredo é optar por um estilo de vida saudável, priorizando uma dieta equilibrada, a prática regular de atividade física, combater o tabagismo e outros vícios, não consumir bebidas alcoólicas, gerenciar o estresse do dia a dia e dormir bem. Esses são alguns cuidados fundamentais para evitar o problema.

Diagnóstico

O diagnóstico do AVC é feito por meio de exames de imagem, que permitem identificar a área do cérebro afetada e o tipo do derrame cerebral. Tomografia computadorizada de crânio é o método de imagem mais utilizado para a avaliação inicial do AVC isquêmico agudo, demonstrando sinais precoces de isquemia. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES