Estes são os cuidados simples que podem evitar um AVC

Apesar de ser mais frequente em pessoas de idade mais avançada, o AVC pode acontecer em qualquer faixa etária e requer cuidados

Com alguns cuidados, é possível prevenir o AVC | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de ser mais frequente em pessoas de idade mais avançada, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode acontecer em qualquer faixa etária, podendo acometer adultos, jovens e até crianças. No entanto, estudos mostram que esse problema pode ser evitado quando se adota um estilo de vida mais saudável. Pensando nisso, fizemos uma lista de cuidados que você pode tomar para prevenir o AVC.

O primeiro cuidado que se deve ter é sair da ociosidade e passar a praticar atividade física regulamente, durante pelo menos meia hora, de três a quatro vezes por semana. Esportes caminhada, corrida ou natação são uma boa opção. O exercício físico é fundamental para prevenir acidentes vasculares cerebrais por combater muitos fatores de risco, como a obesidade, a pressão arterial elevada, os níveis de lipídios no sangue.

Cuide do seu peso

A obesidade é um dos fatores de risco para o AVC e, portanto, pessoas com sobrepeso estão mais suscetíveis a sofrer um Acidente Vascular Cerebral. Diante disso, cuidar do peso é essencial para prevenir o problema. A gordura abdominal aumenta o risco e quem tem índice de massa corporal (IMC) acima de 25, deve perder peso.

Colesterol

O colesterol alto é outro fator de risco para o AVC, por isso é necessário manter os níveis regulados. Para isso, além de buscar ajuda profissional, uma dieta saudável e balanceada pode ajudar. É importante que se evite o consumo em excesso de gordura animal. Além disso, é importante aderir à prática regular de atividade física.

Monitore a pressão arterial

A hipertensão é um dos principais fatores de risco para um Acidente Vascular Cerebral. No entanto, por ser um problema silencioso, muitas pessoas não sabem que sua pressão arterial está alta, por isso é fundamental que se faça o monitoramento. Para evitar pressão alta, é importante que se evite comer sal em excesso, que se controle o peso corporal e que se evite bebida alcoólica.

Tenha uma dieta saudável

Um abo alimentação é fundamental para evitar problemas de saúde, incluindo o Acidente Vascular Cerebral. Apostar em uma dieta rica em frutas e vegetais, abolindo alimentos processados e industrializados, é uma boa alternativa para quem quer manter a saúde em dia. Apostar em grãos integrais e diminuir o consumo de açúcar também é indicado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES