Conheça os sinais que acendem alerta para problemas renais

Por ser silenciosa, a doença renal merece atenção nos primeiros sinais

É preciso ficar atento a alguns sinais de problema renal | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os rins têm múltiplas funções e todas elas são fundamentais para o organismo funcionar plenamente. No entanto, muitas vezes eles não recebem os cuidados necessários para evitar problemas e doenças renais. Isso faz com quem estes problemas sejam descobertos em fases já avançadas, o que diminui as possibilidades de tratamento.

Segundo o Ministério da Saúde, a principal função do rim é remover os resíduos e o excesso de água do organismo. A Doença Crônica Renal leva a uma redução dessa capacidade, por pelo menos três meses. Ela costuma avançar de maneira progressiva e irreversível e tem a possibilidade de evoluir para terapia renal substitutiva: hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante.

Segundo dados da organização internacional World Kidney Day, 10% da população mundial sofre com doença renal crônica. Já no Brasil, os números da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN),  mostram que a quantidade de pessoas acometidas pela DRC é crescente e mais de 140 mil já realizam diálise no Brasil.

O nefrologista Bruno Graçaplena explica que alguns exames podem ser realizados para que se chegue a um diagnóstico precoce de problema renal. “O paciente deve realizar anualmente o exame de creatinina, caso tenha comorbidades como hipertensão e diabetes, esse exame deve ser repetido com mais frequência”, destaca. A creatinina é originada da creatina e é filtrada e eliminada pelos rins. Ao medir as taxas dessa substância no sangue avalia-se a saúde renal de um paciente. Pessoas que sofrem de problema nos rins apresentarão níveis elevados de creatinina.

Sintomas de problemas renais

O diabetes, a hipertensão, as doenças cardiovasculares e o tabagismo são alguns dos fatores que podem levar  à insuficiência renal crônica. No entanto, os sintomas nem sempre surgem na fase inicial da doença, por isso é importante estar atento a alguns sinais do corpo, que podem ser um alerta. “Hipertensão de início recente ou súbito e alterações do fluxo urinário, assim como inchaço nos membros inferiores e no rosto são sinais de algo pode estar errado com os rins”, complementa Graçaplena.

Outros sintomas que é preciso ficar atento são alteração na cor e no cheiro da urina; insônia; presença de espuma na urina; falta de apetite; sabor metálico na boca; fadiga e pressão na barriga no ato de urinar. Ao manter os níveis de creatinina adequados você ajuda deixar seus rins saudáveis, por isso é importante reduzir o consumo de sal, se atentar ao peso, praticar exercícios, monitorar a pressão arterial, evitar medicamentos sem prescrição médica e beber muita água.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES