Conheça os sintomas do refluxo que podem indicar câncer

É preciso estar alerto aos sintomas do refluxo, pois eles podem significar algo mais grave

Os sintomas do refluxo podem ser bem incômodos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sensação de azia e queimação no estômago costuma ser comum quando exageramos nas refeições. No entanto, quando isso começa a ficar frequente, é necessário que fiquemos atentos, pois esses episódios podem significar um problema, que embora também seja comum, é considerado mais grave, que é o refluxo gastroesofágico.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN), cerca de 12% a 20% da população mundial sofre com a condição. "O que muitas pessoas não sabem é que, quando o refluxo não é tratado, ele pode evoluir para doenças mais graves, como o câncer, esofagites, entre outros", alerta a médica oncologista Dra. Renata D'Alpino, especialista da Oncoclínicas São Paulo, em entrevista ao Terra.

Como o refluxo pode causar câncer?

Quando em contato com o esôfago, o ácido gástrico pode favorecer um possível surgimento de doenças, por contribuir com mutações e causar inflamações. E, apesar de não ser uma regra, condições como esofagite podem atuar no desenvolvimento de tumores. "O refluxo crônico pode ter como consequência o esôfago de Barrett. Essa condição tende a causar modificações nas células, podendo aumentar em mais de 20 vezes o desenvolvimento de neoplasia", explica a médica.

A médica afirma que, caso o paciente tenha refluxo, é importante investigar . "Ele poderá realizar exames como endoscopia, que analisam a condição e possíveis complicações provenientes", afirma. Mesmo que esse seja um problema mais comum em pessoas com mais de 55 anos, o câncer gástrico não é raro e também pode acometer pessoas mais jovens. Uma das principais hipóteses sobre a causa desse tumor, que pode surgir no estômago e esôfago, são os maus hábitos alimentares.

Como evitar

De acordo com Renata, o refluxo não possui uma causa específica, mas ajuda ficar de olho e evitar os fatores de risco. "Dietas gordurosas, café, obesidade, tabagismo, medicamentos e estresse e cansaço podem colaborar para o surgimento do refluxo. No entanto, cada caso deve ser analisado individualmente para o melhor tratamento", explica.

Em caso de a pessoa já sofrer com a condição, existem alguns cuidados que podem amenizar o desconforto. "Hábitos como manter a cabeça um pouco mais elevada na hora de dormir, fazer refeições menores, evitar alimentos ácidos e esperar três horas entre as refeições e ir para a cama são medidas importantes", finaliza a oncologista.

Sintomas

Pigarro

Tosse crônica

Dor no peito

Rouquidão

Dor na garganta



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES