Refluxo pode levar a um câncer; saiba qual sinal de alerta

O refluxo, apesar de desconfortável, é um problema bem comum entre nós

O refluxo precisar ser tratado para não se agravar | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aquela sensação de queimação no estômago que aparece quando exageramos um pouco mais na refeição costuma ser comum. No entanto, quando isso torna-se frequente é necessário que se dê a devida atenção ao problema e se busque ajuda profissional, para que ele não se torne algo maior, como o refluxo gastroesofágico.

O refluxo, apesar de desconfortável, é um problema bem comum entre nós. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN), cerca de 12% a 20% da população mundial sofre com a condição. Mas apesar disso, é necessário ser tratado para que a situação não se agrave. "O que muitas pessoas não sabem é que, quando o refluxo não é tratado, ele pode evoluir para doenças mais graves, como o câncer, esofagites, entre outros", alerta a médica oncologista Renata D'Alpino, especialista da Oncoclínicas São Paulo, em entrevista ao Terra.

Esse tipo de complicação acontece porque o ácido gástrico, quando em contato com o esôfago, favorece o surgimento de doenças, pois causa inflamação e ajuda no aparecimento de mutações. É comum que condições como esofagite atuem no desenvolvimento de tumores, mas isso não é uma regra. "O refluxo crônico pode ter como consequência o esôfago de Barrett. Essa condição tende a causar modificações nas células, podendo aumentar em mais de 20 vezes o desenvolvimento de neoplasia", explica a médica.

A oncologista alerta para a necessidade de investigar o caso, quando o apresenta refluxo. "Ele poderá realizar exames como endoscopia, que analisam a condição e possíveis complicações provenientes", afirma. O câncer gástrico, apesar de ser mais comum em pessoas acima dos 55 anos, pode aparecer em pessoas mais jovens também. Uma das hipóteses que explicam seu surgimento é uma alimentação ruim e a piora em outros hábitos de vida.

Sintomas e tratamento

O refluxo apresenta alguns sintomas, que podem ser mais ou menos intensos. Alguns sinais, além da azia, queimação e retorno de líquidos, podem indicar a possibilidade desse problema. São eles: pigarro, tosse crônica, dor no peito, rouquidão e dor na garganta. O refluxo é um problema crônico, mas é possível tratar seus sintomas. Segundo a Renata D'Alpino, a condição não possui uma causa específica que gera a doença, mas é necessário ficar de olho nos fatores de risco. "Dietas gordurosas, café, obesidade, tabagismo, medicamentos e estresse e cansaço podem colaborar para o surgimento do refluxo. No entanto, cada caso deve ser analisado individualmente para o melhor tratamento", explica.

O paciente pode adotar alguns cuidados para aliviar o desconforto em casa mesmo. "Hábitos como manter a cabeça um pouco mais elevada na hora de dormir, fazer refeições menores, evitar alimentos ácidos e esperar três horas entre as refeições e ir para a cama são medidas importantes", finaliza a oncologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES