Conheça sinal surpreendente que indica colesterol alto e você nem imagina

O colesterol alto é mais comum do que se imagina, mas muita gente não sabe que tem esse problema

Colesterol alto não costuma apresentar sintomas, sendo detectado apenas através de exames | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colesterol alto é mais comum do que se imagina, mas muita gente não sabe que tem esse problema, já que os sintomas não são tão óbvios como outras doenças. Somente com exame de sangue é possível saber se a taxa está fora da normalidade. Apesar de essa ser a forma mais fácil de detectar o problema, existem alguns sintomas incomuns que sinalizam que algo está errado.

Segundo o cardiologista Sami Firoozi, sinais como unhas dos pés quebradiças ou de crescimento lento podem ser um sinal de colesterol muito alto. Ele explica que isso acontece devido ao fato de o acúmulo de gordura nas artérias poder causar doença arterial periférica (DAP), o que significa que o suprimento de sangue para as pernas é restrito.

Além desse, o Serviço de Saúde do Reino Unido, o NHS, lista outros sintomas: perda de cabelo nas pernas e pés, dores dolorosas nas pernas ao caminhar, que desaparecem com o repouso, dormência ou fraqueza nas pernas, feridas abertas nos pés e pernas, que não cicatrizam, disfunção erétil nos homens, a cor da pele nas pernas ficando mais pálida do que o normal ou azul – isso pode ser mais difícil de ver na pele morena e negra e pele brilhante. Esses sintomas geralmente surgem lentamente ao longo do tempo.

Quando o colesterol fica perigoso?

Amplamente visto como algo ruim, o colesterol desempenha funções em nosso organismo. Segundo o Ministério da Saúde, ele  faz parte da estrutura das células do organismo e é importante para a produção de alguns hormônios e de vitaminas. Além disso, o colesterol forma ácidos biliares, que são substâncias que atuam na digestão. Ou seja, ele exerce um trabalho importante no funcionamento do organismo. 

Mas quando ele fica perigoso? O colesterol passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol (conhecida popularmente como colesterol ruim) no organismo e do tipo de gordura ingerida. O acúmulo de gordura nas artérias pode causar aterosclerose, ataque cardíaco, AVC e ataque isquêmico transitório (AIT) – conhecido como miniAVC.

Segundo o Ministério da Saúde, para se manter longe desse colesterol, o ideal é ter uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados,  sem excessos de gorduras saturadas (originadas da gordura de produtos animais) e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Além disso, praticar atividade física regular também ajuda muito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES