Conheça sinas ocultos do câncer de intestino se espalhando

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 44 mil novos casos da doença por ano no próximo triênio

A chamada metástase hepática ocorre quando as células cancerígenas do intestino viajam no sangue | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o número estimado de casos novos de câncer de cólon e reto (ou câncer de intestino) no Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 45.630 casos, correspondendo a um risco estimado de 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 casos entre os homens e 23.660 casos entre as mulheres. 

Os sinais e sintomas mais comuns são: presença de sangue nas fezes, dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração, alteração no ritmo intestinal como diarréia ou constipação, emagrecimento rápido e não intencional, além de anemia, cansaço e fraqueza. A chance de cura quando detectado precocemente é alta, entretanto, o que preocupa sobre a condição é sua facilidade para se espalhar para outros órgãos.

A chamada metástase hepática ocorre quando as células cancerígenas do intestino viajam no sangue, através de uma veia que conecta o intestino ao fígado, e se espalham no tecido do fígado, onde elas começam a crescer. O fato de saber identificar os sinais que indicam que o câncer de intestino tenha se espalhado é fundamental para procurar tratamento o quanto antes. Esses sinais geralmente incluem:

  • perda de apetite
  • náusea e vômito
  • perda de peso
  • fadiga
  • icterícia – pele e olhos amarelados e coceira na pele
  • dor abdominal
  • febre
  • abdômen inchado devido a líquido no abdômen – conhecido como ascite
  • tornozelos inchados

Atualmente, existe cura para metástase hepática por meio de diversas abordagens terapêuticas. Estas incluem terapias sistêmicas, tais como quimioterapia, terapia biológica, terapia-alvo e hormonal. O médico também pode recorrer a terapias locais, como cirurgia e radioterapia. Em diversos casos, combinações dessas terapias são utilizadas com o intuito de combater a disseminação das células cancerígenas. 

O tratamento é determinado com base no tipo de câncer primário, no tamanho, localização e quantidade de tumores metastáticos. A idade e o estado geral de saúde do paciente também são considerados. É importante destacar que o câncer de intestino pode se originar tanto no cólon (parte do intestino grosso) quanto no reto (a parte final do intestino).

O desenvolvimento do câncer de intestino tem forte impacto da alimentação. Dietas pobres em fibras e o excesso no consumo de alimentos ultraprocessados contribuem para o surgimento da doença. Segundo o Inca, os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são: idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES