Conheça superalimento que ajuda a emagrecer e controlar açúcar no sangue

As fibras solúveis fazem com que o organismo absorva os carboidratos de forma mais lenta, o que traz alguns benefícios

Superalimento rico em fibra atua na melhoria da saúde intestinal e ainda controla o colesterol e a diabetes | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o consumo de fibras é importante para a saúde e o emagrecimento? Além de contribuir para o bom funcionamento do intestino, a substância ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue (o que reduz o risco de diabetes) e o colesterol. Também confere saciedade, o que faz com que você coma menos nas refeições.

Um superalimento que é excelente fonte de nutrientes essenciais e é acessível: a aveia. Por ser rica em fibra, ela atua na melhoria da saúde intestinal e ainda controla o colesterol e a diabetes. Um dos principais motivos pelos quais a aveia é considerada uma aliada no emagrecimento é a sua alta concentração de fibras. 

As fibras solúveis encontradas na aveia formam um gel viscoso no estômago, o que resulta em uma sensação de saciedade prolongada. Ao consumir aveia, você se sentirá satisfeito por mais tempo, reduzindo a vontade de comer em excesso e, consequentemente, a ingestão calórica. Além disso, as fibras insolúveis têm um papel fundamental na saúde intestinal, pois ajudam a regular o trânsito intestinal e prevenir a constipação.

Uma digestão eficiente é essencial para a saúde intestinal, evitando problemas como inchaço, desconforto abdominal e prisão de ventre. Outro benefício da aveia no processo de emagrecimento é o seu potencial para aumentar o gasto energético. O corpo gasta mais calorias para digerir e absorver as fibras, o que significa que você estará queimando mais calorias simplesmente ao consumir a aveia.

Diversos benefícios

Esse superalimento possui diversos benefícios além dos já citados. A aveia tem um  baixo índice glicêmico, o que significa que ela ajuda a retardar a absorção de glicose na corrente sanguínea, evitando picos nos níveis de açúcar no sangue. Isso é especialmente benéfico para pessoas com diabetes.

A aveia, quando consumida regularmente, pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL (ruim) no sangue. Isso se deve aos altos níveis de fibra solúvel na aveia, que se ligam ao colesterol e o removem do corpo. Isso pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.

Você pode incluir a aveia na sua dieta diária a começar pelo café da manhã, com um mingau com leite ou água e adicionando frutas e nozes. Outra opção é adicionar a aveia em flocos a smoothies ou iogurtes naturais. Além disso, a aveia pode ser usada para preparar barrinhas de cereais caseiras ou como ingrediente em diversas receitas de bolos e biscoitos saudáveis.

Dose correta

O recomendado é ingerir cerca de 6 gramas de fibras solúveis por dia, dentro das 25 gramas do total de fibras. Farelo de aveia em vitaminas e sucos ajudam a alcançar essa marca. “Elas podem tanto ser ingeridas nas principais refeições, como almoço e jantar, como nas intermediárias, como lanche da manhã e da tarde”, afirma o nutrólogo Celso Cukier, do HCor – Hospital do Coração.

Ao serem ingeridas, as fibras solúveis retém a água e formam uma espécie de gel no estômago. Este torna o esvaziamento gástrico mais lento, o que aumenta a sensação de saciedade. Além disso, esse gel absorve açúcares e gorduras de outros alimentos, reduzindo as calorias absorvidas pelo organismo. Como as fibras solúveis estão presentes em frutas cítricas, quem incluí-las na dieta também irá ingerir bastante vitamina C. Esse nutriente é antioxidante, ele combate a formação de radicais livre e fortalece o sistema imunológico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES