Sinal de colesterol alto pode ser perceptível no rosto; saiba reconhecer

Cerca de 40% da população brasileira têm colesterol elevado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

O xantelasma não causa nenhum sintoma, porém cresce de forma rápida e progressiva e pode levar um importante impacto estético | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Colesterol alto é um problema de saúde silencioso, ou seja, não causa sintomas na grande maioria dos casos. Em muitos casos, passa despercebido até que o crescimento da placa de ateroma estreita e entope as artérias, dificultando a circulação sanguínea. No entanto, uma característica perceptível pode indicar níveis elevados de colesterol LDL-ruim. 

Conhecido como xantomas, eles são pequenos nódulos ou placas de cor amarelada que se formam sob a pele ou em outras partes do corpo, como tendões, articulações ou órgãos. Geralmente se assemelham visualmente a espinhas. As alterações cutâneas são particularmente comuns nos braços, pernas, nádegas e no rosto, na região das pálpebras.

As lesões são uma resposta inflamatória do organismo ao depósito excessivo de colesterol ou triglicerídeos nos tecidos. Quando o colesterol LDL está elevado no sangue, o excesso de lipídios pode extravasar das artérias para os tecidos circundantes. O colesterol em excesso é processado pelos macrófagos, células do sistema imunológico, que tentam eliminar esse acúmulo anormal. 

Em alguns casos, os macrófagos não conseguem processar completamente esses lipídios e acabam formando depósitos amarelados conhecidos como xantomas. Há uma série de coisas que você pode fazer para prevenir níveis elevados de colesterol. Acima de tudo, o mais importante é adotar um estilo de vida saudável. Isso inclui o seguinte:

Alimentação saudável

Reduza o consumo de gorduras saturadas e trans, encontradas em carnes gordurosas, produtos lácteos integrais, alimentos processados e frituras. Opte por gorduras insaturadas saudáveis, como as encontradas em peixes, nozes, sementes, abacate e azeite de oliva. Consuma mais fibras, presentes em frutas, legumes, grãos integrais e feijões, pois elas ajudam a reduzir o colesterol LDL (colesterol “ruim”). Evite alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo.

Controle do peso

Manter um peso saudável pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e melhorar a saúde cardiovascular. Para isso, a prática de atividade física regular é muito importante. O exercício regular, como caminhar, nadar, correr ou praticar atividades aeróbicas, pode aumentar o colesterol HDL (colesterol “bom”) e diminuir o LDL.

Pare de fumar

O tabagismo pode diminuir o colesterol HDL e aumentar o LDL, além de ser prejudicial à saúde geral.

Consumo moderado de álcool

Se você optar por beber álcool, faça-o com moderação, pois o consumo excessivo pode afetar negativamente os níveis de colesterol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES