Correr envelhece o rosto? Dermatologista explica efeitos

A corrida é um tipo de atividade física bastante acessível, por não exigir grande investimento para que se inicie nessa prática

O emagrecimento rápido e a exposição ao sol devido à corrida podem contribuir para a flacidez do rosto | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A corrida é um tipo de atividade física bastante acessível, por não exigir grande investimento para que se inicie nessa prática. Por isso, ela é uma das primeiras opções para quem pretende deixar o sedentarismo de lado. Ela pode ser praticada em parques, avenidas, ruas, calçadões. No entanto, algumas pessoas ainda têm resistência em relação à sua prática por achar que a corrida pode envelhecer o rosto.

Mas afinal o que há de verdade nisso? A dermatologista Vivian Simões Pires, em entrevista ao Sport Life, afirma que qualquer atividade física que cause uma perda de peso rápida pode ocasionar flacidez no rosto, por causa do emagrecimento. “Eu sempre digo para os pacientes que sim. É verdade. A corrida pode ser um fator que colabora para o envelhecimento do rosto, porque a corrida, além dela consumir um grande número de calorias muito rápido, tem um impacto muito grande, o que aumenta a flacidez”, afirmou.

Vivian explica ainda que a alimentação de quem pratica corrida costumam ser mais restritas e, se houver um desequilíbrio de calorias isso também ajuda a causar esse tipo de malefício. Além disso, tem a incidência doa sol para quem pratica a corrida ao ar livre. “Infelizmente, alguns costumam praticar a corrida ao ar livre, o que expõe mais ao sol em horários de maior radiação e que também traz um dano muito grande”, complementou Peres.

Cuidados

Mas se você é o tipo de pessoa que não consegue se ver sem a prática da corrida ao ar livre, existem medidas que podem atenuar os danos. Uma delas é escolher horários em que a incidência de radiação solar é menor, como antes das 10h e após as 17h. Isso impactará de forma positiva no seu dia a dia.

“Independente do horário, eu sempre recomendo o uso de protetores solares adequados, com resistência à água e com resistência ao suor. Hoje em dia nós contamos com muitos protetores solares, que são indicados para o esporte e que têm essa finalidade de não escorrer, além de não retirar o protetor e, também, não arder os olhos na hora do suor”, detalhou.

Nesse caso, é fundamental ainda que se use o protetor solar de forma correta. “O recomendado é sempre aplicar o protetor 30 minutos antes de se expor ao sol para a pele absorver o produto. Além disso, deve-se aplicá-lo mais de uma vez, de preferência a cada duas horas e, também, há a necessidade da reaplicação quando se transpira muito”, explicou a doutora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES