Qual o melhor horário e lugar? Saiba como emagrecer com a corrida

A corrida é uma atividade física democrática, barata, acessível e reúne pessoas de todas as idades e gêneros

A corrida é uma atividade física que agrada públicos variados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Democrática, barata, acessível e reúne pessoas de todas as idades e gêneros. Assim é a corrida, umas das modalidades esportivas mais praticadas devido à facilidade que oferece, por poder ser feita em parques, rodovias, calçadões. No entanto, algumas pessoas ainda questionam o impacto dessa prática esportiva para a saúde e quais os seus benefícios.

“A corrida é uma atividade de longa duração, que ajusta principalmente os mecanismos de gasto energético. Então, ajuda a melhorar o metabolismo, a organela mitocôndria, que ativa a queima de gordura. A pessoa quando corre está adaptada e, também, as outras atividades, podem liberar as endorfinas, que ajudam principalmente no bem-estar, na sensação de prazer e saciedade, o que é dependente de você estar fazendo de maneira atividade recorrente”, afirmou o médico do esporte João Branco. 

A afirmação do médico está relacionada, de modo geral, ao impacto que o exercício físico tem no corpo. Além disso, é necessário deixar claro que essa atividade precisa ser balanceada, ou seja, não adianta uma pessoa correr de forma desenfreada, sem qualquer planejamento. É necessário que haja uma programação para que se tenha ganhos.

“A corrida precisa ser programada. O excesso que nós chamamos de over training pode causar muitos danos articulares. Temos que ver o reforço muscular, treino, articulações e, principalmente, o joelho, tênis e terreno”, completou o Dr. João. Por ouro lado, não existe nenhuma recomendação ou comprovação científica de qual seja o melhor horário para praticar a corrida. A pessoa pode encaixar essa prática no horário que for melhor para ele.

Qual o melhor terreno?

O médico também dá dicas sobre qual o melhor terreno para cada pessoa. “No caso, quem tem condicionamento físico mais adequado pode fazer na ladeira sem problema. O importante é manter-se por mais de 20 minutos e não exceder 60 minutos. Lembrando que em terreno inclinado sobrecarrega mais as articulações. Quem tem alteração articular e de coluna pode exigir mais da musculatura e ocasionar dores. Então, quem tem essas alterações precisa estar em um terreno estável”, pontuou o profissional. 

A corrida é uma prática que ajuda quem quer emagrecer, mas, para isso é necessário que também se priorize uma alimentação leve. “O que sustenta é você fazer um tipo de atividade, que você escolheu por tempo prolongado, e ajustar a dieta, isto é, o balanço calórico. Você fazer atividade, comer errado e muito não vai emagrecer. Na verdade, o que vai emagrecer é o que chamamos de balança calórica negativa. Você tem que gastar mais e consumir menos”, detalhou Branco ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES