Cotovelos ressecados podem revelar problemas de saúde graves

A pele ressecada dos cotovelos pode ser só falta de hidratação, mas também pode ser um sinal de alerta

A pele ressecada dos cotovelos pode revelar alguns problemas de saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pele dos cotovelos ressecadas geralmente não é nada grave, apenas algo desconfortável e que pode ser resolvido com uma boa hidratação. Essa condição pode ser causada pela mudança climática, desidratação, banhos quentes, tabagismo, dentre outros. No entanto, podem existir os casos em que a pele dos cotovelos pode indicar problemas mais graves, como psoríase, eczema e outras questões médicas.

O Huffpost, um agregador de blogs, listou recentemente três condições médicas que podem ter como sintoma os cotovelos ressecados. Um deles são os problemas da tireoide, que, além da pele seca nessa parte do corpo, pode se manifestar ainda a partir da queda de cabelo, unhas quebradiças, olhos proeminentes, coceira no couro cabeludo e caspa, segundo a Medical News Today.

O cotovelo com pele ressecada também pode ser um sintoma de diabetes. Ainda de acordo com a Medical News Today, picos de açúcar no sangue podem causar coceira e pele seca em pessoas com essa condição. Outros sintomas possíveis são manchas mais escuras e aveludadas na pele, infecções e feridas que demoram a cicatrizar, manchas espessas nos dedos das mãos e dos pés e em outras áreas do corpo.

Síndrome de Sjogren:

A Síndrome de Sjogren é uma doença autoimune, que costuma ser associada à pele seca, inclusive dos cotovelos. Segundo o o Serviço Nacional de Saúde Britânico, citado no Huffpost, essa condição pode se manifestar com outros sintomas, como boca seca, olhos secos, fadiga, dores musculares ou articulares, secura vaginal, inchaço entre o maxilar e as orelhas (glândulas salivares inchadas) e erupções cutâneas.

Cuidados com a Pele

É importante ressalta que, independente da causa da pele seca os cotovelos ou em outras partes do corpo, é necessário que se tenha uma rotina de cuidados com a pele, com a aplicação de hidratantes corporais adequados. Fazer isso após o banho é uma boa estratégia, pois ajuda a pele a reter a umidade. Se a pele seca persistir, é importante buscar ajuda profissional, para que se tenha um diagnóstico adequado.

Prevenção

Existem algumas formas de prevenir a desidratação e os problemas de ressecamento de pele. Beber a quantidade de água adequada, seguir uma alimentação equilibrada e evitar fatores de risco, como exposição prolongada ao sol, sem proteção, e o tabagismo podem ajudar na prevenção a problemas de pele, incluindo nos cotovelos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES