Alerta: estes sinais na pele podem indicar doenças graves

A pele é o maior órgão do corpo humano e pode refletir como está a sua saúde

Alguns sinais emitidos pela pele podem indicar problemas graves | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pele é o maior órgão do corpo humano e está intimamente ligada aos sistemas nervoso, imunológico e circulatório e tem papel importante ao refletir como está a saúde do organismo. Diante disso, esse órgão é capaz de mostrar uma variedade de sintomas que podem indicar problemas de saúde.

Um dos sinais que merece atenção são as feridas e erupções que não cicatrizam, isso pode indicar problemas diabetes desregulada, infecções bacterianas e até mesmo um câncer de pele. "Se você notar esses sinais, é importante procurar um dermatologista ou médico imediatamente.", afirma a dermatologista Juliana Palo.

As unhas também podem emitir alguns sinais que trazem a necessidade de ligar o alerta. Quando elas quebram facilmente, mudam de cor ou apresentam descamação é sinal de que algo não vai bem, podendo indicar uma possível falta de nutrientes ou problemas na tireoide. Outro sinal de hipotireoidismo, emitido pela pele, segundo Juliana Palo, é o ressecamento e a aspereza. Nestes casos, é importante consultar um médico para um diagnóstico certo.

Pele seca, áspera e com manchas escuras pontuais

A dermatologista afirma que também é preciso ficar atento se sua pele estiver áspera e ressecada, pois isso pode indicar uma possível desidratação ou falta de cuidados adequados. "No entanto, manchas escuras pontuais podem indicar condições como melasma ou hiperpigmentação, que podem estar ligadas a alterações hormonais ou exposição solar excessiva", considera a especialista.

Bolhas em áreas expostas ao Sol

Esses sinais podem indicar desde problemas mais simples, como reações alérgicas e inflamatórias, a condições mais sérias. "Bolhas que aparecem nas mãos ou em áreas expostas ao sol podem ser sintomas de condições como dermatite de contato ou, até mesmo, fotossensibilidade", ressalta a dermatologista.

Em todos esses casos, procurar orientação de um médico dermatologista é fundamental para que se chegue a um diagnóstico preciso e ao tratamento adequado. É importante lembrar que a pele reflete o que está acontecendo internamente, portanto, é fundamental que se observe os sinais que ela está enviando e cuide de sua saúde de maneira abrangente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES