Cremes para gordura localizada e celulite funcionam mesmo?

Especialistas comentam sobre a eficácia de cremes que prometem milagres contra a gordura localizada e a celulite

Segundo especialistas, alguns cremes prometem resultados que nem sempre conseguem entregar | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os cremes que prometem milagres contra a gordura localizada e a celulite se multiplicam nas prateleiras de farmácias. Seus rótulos prometem ações tão eficazes que nem mesmo as tecnologias de última geração dos consultórios são capazes de proporcionar. No entanto, é importante se questionar se eles realmente funcionam.

O dermatologista Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, tem algumas ressalvas sobre eles. “Nos produtos corporais, o que possui efeito comprovado na literatura científica é a hidratação. Nada mais do que isso. No caso, por exemplo, de cremes com aminoácidos que ajudariam contra flacidez e celulite, não existe comprovação de que esses produtos entrem na pele e desempenhem um efeito terapêutico”, explica 

O dermatologista Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que investir em outros métodos trará mais resultados.“A eficácia de produtos tópicos para redução da gordura localizada é bastante questionável e não encontra respaldo na literatura médica na maioria dos casos. Hábitos de vida saudáveis – alimentação e atividade física – além de procedimentos minimamente invasivos cirúrgicos são as opções mais eficazes para este problema”, aconselha.

Cremes anticeluite

Feitos à base de princípios ativos como cafeína, ginkgo biloba, chá verde entre outros, os cremes anticelulite também prometem resultados animadores. “Os cremes não são 100% efetivos no tratamento da celulite. Para tratá-la, precisamos atacar a ‘alteração genética’ responsável por 95% do aparecimento da celulite. Os fatores ambientais são responsáveis apenas por 5% de seu aparecimento. O creme pode ser utilizado juntamente com a massagem para aumentar a drenagem e circulação local”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff. 

Renato afirma que é preciso alinhar as expectativas ao que os cremes realmente podem oferecer. “Além da melhora da hidratação da pele que ajuda na sua aparência, alguns poucos princípios ativos podem ter papel auxiliar no tratamento da celulite. No entanto, as expectativas devem ser realistas porque a celulite é caracterizada por problemas estruturais da pele”, disse.

Gordura localizada

A criolipólise é uma das técnicas mais usadas tratar a gordura localizada. Ela promove redução de medidas e melhora do contorno corporal. Segundo a dermatologista Paola Pomerantzeff, os resultados, que costumam ser uma redução de até 25% da camada de gordura da região tratada, são alcançados em até dois meses. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES