Dermatologista dá dicas para manter a pele hidratada

O cuidado com a pele deve ser uma das nossas prioridades quando o assunto é saúde e bem-estar

Dicas simples podem ajudar a manter a pele hidratada | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cuidado com a pele deve ser uma das nossas prioridades quando o assunto é saúde e bem-estar. Além de comprometer nossa autoestima, uma pele ressecada pode ser desconfortável e até causar dores e desconfortos. A boa notícia é que há muitas formas simples e fáceis de manter a hidratação e saúde da nossa pele.

A principal dica para manter a pele bem hidratada é beber muita água. O foco em alimentos saudáveis também é um grande aliado. Segundo a dermatologista Mônica Aribi, em entrevista ao site Terra, o consumo de frutas e vegetais ricos em água pode ajudar a hidratar a pele, pois fornecem hidratação a todas as células do corpo. "A hidratação interna com ingestão de água adequada e alimentação natural e saudável hidrata de dentro para fora. Suplementos também podem ser recomendados pelos médicos", diz a profissional.

A dermatologista explica que os cremes e géis conferem alívio imediato e evitam a perda de água transepidermal. "Na hidratação por oclusão, os ativos presentes no cosmético são capazes de promover uma redução da evaporação da água no estrato córneo e manter a umidade das camadas mais profundas, graças à presença de óleos. Ela é mais indicada para peles secas", diz. Na composição desses cosméticos são encontrados aminoácidos, ureia e ácido hialurônico, que são considerados hidratantes biológicos. 

Os lábios também costumam sofrer com a falta de hidratação adequada. Se o seu lábio está ressecado, o melhor a fazer é usar o um protetor labial. "A saliva tem um pH mais ácido e isso leva a uma dermatite constante que piora ainda mais o ressecamento. Há aquela sensação imediata de que houve um umedecimento da região, mas logo depois acontece a formação de microfissuras, de ardência e vermelhidão local", afirma a dermatologista.

Mônica Aribi aponta uma solução fácil para as mãos, joelhos, cotovelos e pés ásperos. "O grande segredo é, após a esfoliação realizada durante o banho, aplicar um creme rico em ureia, óleos como o de abacate, macadâmia, amêndoas, maracujá ou uvas, e manteigas como a de karité, cupuaçu ou manga", explica a profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES