Crianças podem ser vegetarianas? Nutróloga explica

É comum que casais que seguem uma alimentação vegetariana tenham dúvidas sobre isso em relação aos filhos

Alguns cuidados são necessários ao introduzir crianças no vegetarianismo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É comum que casais que seguem uma alimentação vegetariana tenham dúvidas sobre isso em relação aos filhos. Afinal, uma criança pode seguir uma alimentação vegetariana? A resposta a esta questão, frequente nos consultórios de pediatria, é sim. Mas se observados pontos essenciais, como acompanhamento de um especialista, para que a criança não corra riscos, devido à deficiência de algum nutriente, em nenhuma fase do seu desenvolvimento.  

 “Tudo é permitido, mas esse acompanhamento e orientação devem começar já durante a pré-concepção, quando os pais são vegetarianos e gostariam que seu filho também fosse.  A opção por esse tipo de dieta está associada a hábitos familiares, estilo de vida ou mesmo crenças religiosas”, observou a professora Karla Cristina Malta Vilanova, coordenadora do Departamento de Nutrição Enteral e Parenteral Infantil da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), durante sua palestra apresentada durante o XXVII Congresso Brasileiro de Nutrologia, em São Paulo.

Acompanhamento

A especialista alertou que, em dietas mais radicais, há um maior risco e necessidade de fazer reposições de nutrientes, via suplementação, para atingir a quantidade ideal de macro e micronutrientes e fibras. Diante disso, fica clara a necessidade de um acompanhamento profissional, para garantir que a criança esteja se alimentando bem.

“A alimentação deve ser associada a bons hábitos e com uma composição dietética diária equilibrada a fim de prover todos os nutrientes necessários para cada faixa etária, incluindo todas as fases da vida da criança e mesmo durante a gestação. Por isso, é importante uma avaliação individua.”

Para Karla Malta, é fundamental um acompanhamento médico para checar a necessidade de ingestão de alimentos fortificados, para que se exclua o risco de um déficit nutrológico. “Não há problema em estimular o vegetarianismo na infância, mas é essencial oferecer alimentos de alto valor nutricional ricos em vitaminas, sais minerais e todos os nutrientes necessários para garantir o crescimento físico em cada etapa do desenvolvimento”, alerta.

Alternativa para crianças

O Ministério da Saúde ressalta que todas as crianças, vegetarianas ou não, devem ser amamentadas até os dois anos de vida ou mais e, nos primeiros seis meses, o leite materno deve ser o alimento exclusivo. A partir dos seis meses de idade, se a criança continuar sendo amamentada, boa parte do cálcio que ela precisa virá do leite materno. O restante deve vir dos alimentos de origem vegetal, como espinafre, couve, bertalha, brócolis, alho-poró, tofu e amêndoa.

Considerando que os alimentos do grupo das carnes e ovos fornecem nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento, para que a criança pratique o vegetarianismo e não tenha atrasos no progresso infantil, é preciso atenção redobrada para escolha dos alimentos e suas combinações para garantir uma oferta variada, de forma que estes forneçam as quantidades suficientes para atender as necessidades da criança e prevenir deficiências nutricionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES