CrossFit e musculação: entenda a diferença e qual o melhor para cada pessoa

Estas atividades estão entre as preferidas na hora de buscar o tão sonhado “shape”

Crossfit é um grande aliado para ganhar massa muscular | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Musculação e crossfit estão entre as atividades preferidas e mais procuradas na hora de buscar o tão sonhado “shape”. E os benefícios dessas atividades realmente existem e são comprovados por diversos estudos, apesar de serem necessários alguns cuidados na hora de praticá-las. O fato é que estes esportes são importantes aliados na hora de ganhar massa muscular.

“Independentemente da escolha, o ganho de massa depende da alimentação, da hidratação e até mesmo do descanso que, juntamente com o treino, são os pilares da hipertrofia muscular. Por isso, também é importante consultar um nutricionista e manter uma rotina adequada de descanso. Só assim os músculos armazenam energia, se regeneram e, consequentemente, crescem”, afirma Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica. 

Segundo Mônica, a musculação e o crossfit ajudam seus praticantes a ganhar massa muscular. A diferença está no momento de avaliar quais os objetivos de cada pessoa. Sendo assim, condicionamento físico, quadro médico e experiências antes da escola por uma das atividades contam. Cada esporte exige do praticante alguns esforços que não são adequados a todos.

Diferenças

Existem algumas diferenças entre o crossfit e a musculação. O primeiro é praticado com a ajuda de equipamentos e acessórios e, às vezes, apenas com o peso do corpo. A prática é baseada em um mix de práticas funcionais, de musculação e aeróbicas. O circuito é alterado com frequência e os praticantes cumprem a ordem de atividades. Cada aula é de alta intensidade e atuam em vários grupos musculares em um dia.

Já a musculação também usa equipamentos e acessórios de academia para sua prática. Mas ela difere do crossfit pelo fato de que seus treinos são personalizados para cada aluno, com tipos de exercício, ordem e tempo de cada prática variando de acordo com o perfil de cada pessoa. Além disso, o mais indicado é trabalhar um grupo muscular por dia.

“Essa modalidade é a mais indicada para quem não gosta ou não pode praticar exercícios de alta intensidade. O professor consegue adaptar o treino com menos repetições e pesos mais leves para a pessoa que ainda não tem um bom condicionamento físico, precisa de fortalecimento muscular ou melhorar a flexibilidade”, garante Marques, em entrevista ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES