CrossFit e musculação: entenda a diferença e qual o melhor para cada pessoa

Musculação e crossfit são escolhas populares e altamente procuradas para alcançar a forma física desejada

Musculação é uma boa alternativa para quem busca ganho de massa muscular | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Musculação e crossfit são escolhas populares e altamente procuradas para alcançar a forma física desejada. Os benefícios dessas atividades são bem documentados por estudos, embora seja importante praticá-las com cuidado. De fato, esses esportes são aliados importantes para o ganho de massa muscular.

Outros fatores. “Independentemente da escolha, o ganho de massa depende da alimentação, da hidratação e até mesmo do descanso que, juntamente com o treino, são os pilares da hipertrofia muscular. Por isso, também é importante consultar um nutricionista e manter uma rotina adequada de descanso. Só assim os músculos armazenam energia, se regeneram e, consequentemente, crescem”, afirma Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica, em entrevista ao Sport Life. 

O que considerar? De acordo com Mônica, tanto a musculação quanto o crossfit auxiliam na obtenção de massa muscular. No entanto, a distinção reside na consideração dos objetivos individuais de cada pessoa. Fatores como condicionamento físico, histórico médico e experiências prévias com cada atividade devem ser avaliados. Cada esporte demanda esforços específicos que podem não ser adequados para todos os praticantes.

Diferenças. Existem distinções entre o crossfit e a musculação. O crossfit envolve o uso de equipamentos e acessórios, às vezes apenas o peso corporal. Essa prática combina elementos de treinamento funcional, musculação e aeróbica. Os circuitos são frequentemente alterados, e os praticantes seguem uma sequência de atividades. As aulas são de alta intensidade, visando trabalhar diversos grupos musculares em um único dia.

Musculação usa treinos personalizados

A musculação também usa equipamentos e acessórios de academia para sua prática. Mas ela difere do crossfit pelo fato de que seus treinos são personalizados para cada aluno, com tipos de exercício, ordem e tempo de cada prática variando de acordo com o perfil de cada pessoa. Além disso, o mais indicado é trabalhar um grupo muscular por dia.

“Essa modalidade é a mais indicada para quem não gosta ou não pode praticar exercícios de alta intensidade. O professor consegue adaptar o treino com menos repetições e pesos mais leves para a pessoa que ainda não tem um bom condicionamento físico, precisa de fortalecimento muscular ou melhorar a flexibilidade”, garante Marques.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES