Cuidados em dia? Saiba como prevenir o envelhecimento acelerado do pescoço

A região precisa de cuidados por estar muito exposta ao sol e a poluição diária

A pele do pescoço exige cuidado e atenção | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A área do pescoço e do colo muitas vezes acaba sendo esquecida durante a rotina de cuidados, mas é necessário lembrar que, assim como a face, essa região precisa de cuidados por estar muito exposta ao sol e a poluição diária. Tais fatores podem gerar ressecamento da região, acelerando os sinais do envelhecimento precoce. Além disso, outro fator que pode acelerar o envelhecimento dessa região é o Efeito Tech Neck, também conhecido como “rugas tecnológicas”, que são os sinais da pele que resultam da má postura ao usar o celular ou computador. 

Exposição constante ao sol, má postura, cuidados insuficientes com a pele, enfraquecimento e declínio natural dos músculos do pescoço podem fazer com o envelhecimento acelerado da região. Já sentiu que, em muitas pessoas, essa área costuma ter aparência mais desgastada do que o resto do corpo? "A pele do pescoço é particularmente vulnerável a danos e tende a envelhecer mais rápido do que qualquer outra região", explica a médica Theodora Mauro, professora de dermatologia da Universidade da Califórnia, em San Francisco para o jornal americano "The New York Times".

Apesar de não falarmos tanto sobre o assunto, a pele do pescoço exige cuidado e atenção, até pelo fato dessa área não cicatrizar tão bem como outras partes do corpo, ter menos células-tronco e outras estruturas que ajudam a conservar a saúde da derme. A seguir te ensinamos como prevenir o envelhecimento acelerado do pescoço. 

Muita gente costuma esquecer de passar protetor solar no pescoço, deixando a pele exposta aos raios solares, o que acelera o processo de envelhecimento já que as ondas ultravioletas atingem a derme e danificam as células responsáveis pela produção de colágeno e de elastina.  Essas duas proteínas não essenciais para a pele; enquanto o colágeno ajuda a manter a firmeza, a elastina auxilia a elasticidade. No pescoço, a derme costuma ser mais fina do que no rosto, no braço e na perna, por exemplo.Por esse motivo, a exposição incorreta ao sol pode deixar o pescoço com aparência enrugada, além das manchas. O ideal é passar protetor com no mínimo 30 FPH frequentemente, pelo menos uma vez ao dia.

Pescoço tecnológico

A postura e o modo como nos sentamos também pode contribuir para a aparência envelhecida do pescoço. O texto americano chama o efeito de “pescoço tecnológico", já que temos a tendência de nos curvar ou olhar para baixo ao usar o computador ou o celular. Para evitar a formação de rugas no pescoço por essa razão, o melhor a ser feito é posicionar o aparelho em uma altura que você não precise dobrar ou esticar a nuca. Corrigir a postura, contudo, não fará com que as linhas já presentes na região desapareçam.

Skin care também no pescoço

A principal recomendação para melhorar a aparência do pescoço é cuidar da região com a mesma atenção dada ao rosto. Aplique hidratantes, cremes e (reforçando) filtro solar, adicionando a área à sua rotina de cuidados.Caso queira tratar os sinais de envelhecimento, procure um médico especialista para te ajudar com procedimentos estéticos. Botox, laser e preenchimentos são alternativas para o tratamento da região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES