Descubra 10 alimentos para ajudar a combater a pressão alta

Adaptar os hábitos alimentares e apostar em alimentos saudáveis pode ajudar a controlar esse problema

Alguns alimentos podem ser aliados no combate à hipertensão | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Priorizar uma alimentação saudável traz diversos benefícios para a saúde do indivíduo, inclusive para aqueles que sofrem com pressão alta, ou hipertensão. Nestes casos, diminuir o consumo de sal é um grande passo, mas não é só isso. Adaptar os hábitos alimentares e apostar em alimentos saudáveis pode ajudar bastante a controlar essa condição.

"Vários estudos já comprovam a influência de uma boa alimentação para o tratamento da hipertensão. Tanto para o tratamento quanto para a prevenção da doença, o paciente deve evitar alimentos gordurosos, excesso de carboidratos com alto índice glicêmico, alimentos industrializados que contêm alto teor de sódio e o próprio sal de cozinha", diz a nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica, Reila Satel.

Alimentos aliados

O site Terra listou alguns alimentos saudáveis que são grandes aliados na hora de controlar a pressão alta que você deve inserir na sua dieta. O primeiro deles é a banana, uma fruta de fácil acesso e bastante eficaz para quem tem hipertensão. Ela é uma importante fonte de potássio e tem papel fundamental na regulação da pressão arterial, porque, além de ser livre de sódio, ela ajuda a equilibrar os efeitos negativos dessa substância.

A linhaça também deve fazer parte da alimentação de quem sofre com pressão alta. Ela possui propriedades anti-inflamatórias que têm influência positiva na saúde cardiovascular e, consequentemente, para a redução da pressão arterial. "[A semente de linhaça] auxilia na redução de processos inflamatórios e previne dislipidemias e doenças cardiovasculares", explica a nutricionista Adriana Cerchiari de Andrade.

A aveia é uma alimento comum em dietas e para quem segue uma alimentação saudável e deve está constantemente no cardápio de quem tem hipertensão. Esse cereal é rico em magnésio e fibras, que ajudam no fluxo sanguíneo e diminuem a absorção de colesterol ruim no organismo. Isso contribui para reduzir os riscos de doenças inflamatórias. "[A betaglucana] é um tipo de fibra solúvel que diminui a absorção do colesterol e açúcar. Dessa forma, o consumo desse cereal diariamente, em frutas e no próprio iogurte, é importante para controle do diabetes e do colesterol", afirma a nutricionista Pollyanna Ayub.

As oleaginosas como as nozes, amêndoas e castanhas são compostas por gorduras boas e são uma importante adição nutricional na alimentação de quem sofre com hipertensão. Afinal, elas são ricas em potássio e magnésio, que ajudam a regular a pressão arterial. "[As oleaginosas] regulam os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom), prevenindo arteriosclerose e hipertensão, contribuindo para um coração e um cérebro mais saudável", expõe a nutricionista Natália Colombo.

Ajuda profissional

Além destes, a beterraba, o salmão, a semente de abóbora, o couve, o kiwi e o feijão também não podem ficar de fora do cardápio de quem sofre com pressão alta. Mas, mais importante que isso, é buscar um profissional da área médica e/ou nutricional que possa orientar a melhor forma de tratar essa condição. "A hipertensão arterial é uma condição crônica que requer gerenciamento a longo prazo, mesmo quando os sintomas não são aparentes. É importante trabalhar em estreita colaboração com um médico para desenvolver um plano de tratamento adequado e eficaz", aconselha o nutrólogo Ronan Araujo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES