Você tem hipertensão? Não ignore estes sintomas

A hipertensão arterial é um problema que costuma ser chamado de “assassino silencioso”, pois seus sintomas costumam passar despercebidos

Ter um estilo de vida saudável é uma forma de manter o controle da hipertensão arterial | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é um problema que costuma ser chamado de “assassino silencioso”. Isso acontece porque seus sintomas e sinais não costumam ser percebidos de cara pelos pacientes e na maioria das vezes podem ser confundidos com outras doenças. No entanto, é necessário ficar atento a eles, pois a hipertensão pode ser um problema grave.

Segundo o National Health Service do Reino Unido, publicado pelo jornal The Mirror, os sinais de alerta que merecem atenção são dores de cabeça intensas, sangramento nasal, fadiga, problemas de visão, dor no peito, dificuldade em respirar, presença de sangue na urina, arritmia cardíaca, batimentos no peito, pescoço e orelhas e convulsões.

Existem outros sintomas que também precisam de atenção como distúrbios do sono, tonturas, manchas de sangue nos olhos e sudorese. Quem tem sobrepeso, faz consumo excessivo de álcool, quem é fumante, pessoas que vivem sob muito estresse ou que consomem alimentos ricos em sal precisam redobrar a atenção, pois estão em maior risco.

O que é a hipertensão

Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.  

No Brasil, a pressão alta é tratado como um problema de saúde pública. A estimativa é de que aproximadamente 36,5% da população adulta do país seja hipertensa, Segundo dados do Ministério da Saúde. A doença está associada a complicações graves, como doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.

A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Para prevenção e controle da hipertensão, é fundamental realizar exames de rotina para aferir a pressão arterial e adotar hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, prática regular de atividades físicas e controle do estresse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES