Descubra os benefícios da castanha-do-Pará, maior fonte de selênio do mundo

A castanha-do-Pará é um fruto cheio de propriedades por conter diversos nutrientes fundamentais para a saúde

Castanha-do-Pará é a maior fonte de selênio do mundo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A castanha-do-Pará, ou castanha-do-Brasil como é conhecida em algumas partes do país, é um fruto cheio de propriedades por conter diversos nutrientes fundamentais para a saúde. Ela contribui para manter a imunidade alta e o bom funcionamento do organismo. Segundo Edgard Calfat, certificado em ciência nutricional pela Stanford University School of Medicine e cofundador da Mahta, a principal característica da castanha-do-Pará é o fato de ela ser a maior fonte de selênio do mundo.

O consumo deste fruto é importante principalmente para ajudar a manter os níveis de selênio do organismo. Sua falta pode causar problemas como fraqueza muscular, menor resistência a infecções, arritmia cardíaca, anemia, dentre outros. Por isso, a ingestão de fontes desse nutriente é fundamental para a saúde.

Ainda de acordo com Calfat, a castanha-do-Pará também possui propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e contribui para a prevenção de muitas doenças, além de outros benefícios. O profissional enumerou alguns deles, para deixar claro o quanto esse fruto é fundamental para a dieta.

Sistema imunológico

Além de todos os benefícios já citados, a castanha-do-Pará ainda contribui para fortalecer o sistema imunológico. Segundo Edgard Calfat, as altas quantidades de selênio que este fruto possui estimulam a produção de células de defesa, o que protege o corpo de invasores, consequentemente, fortalecendo a saúde do indivíduo.

Outro benefício é o fato de o fruto contribuir com a saúde do intestino, também devido ao selênio, que contribui para o funcionamento saudável desse órgão. Segundo Calfat, ele estimula a nossa produção interna de glutationa, que é um antioxidante. Desta forma, ele protege as células intestinais das inflamações e do estresse oxidativo.

A castanha-do-Pará ainda promove a saúde cerebral, por ser rica em ômega-3, que é fundamental para desenvolver e manter as funções do cérebro saudáveis. Além disso, Edgarda Calfat afirma que ela protege o coração, por conter nutrientes que contribuem para prevenir doenças cardíacas como a hipertensão. Esse fruto também é fonte de energia para o corpo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES