Descubra os benefícios do kiwi e como a fruta pode potencializar o treino

Devido às suas inúmeras propriedades, ele é um importante aliado para quem treina

O consumo de kiwi traz inúmeros benefícios à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O kiwi é uma fruta originária do sudoeste da China, se popularizou na Nova Zelândia e somente em 1971 chegou ao Brasil, devido aos trabalhos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Devido às suas inúmeras propriedades, ele é um importante aliado para quem treina, segundo a nutricionista Débora Palos.

“O kiwi é uma ótima opção para atletas. Melhora a qualidade do sono devido à combinação de antioxidantes, potássio e serotonina, que está relacionado à melhor performance do treino e sua composição de vitaminas e carboidratos ajuda a dar energia para os treinos. Seu conteúdo antioxidante ajuda no combate de radicais livres, comuns em treinos extenuantes e melhorando sua recuperação. Além disso, ajuda a evitar cãibras por possuir magnésio”, enfatizou Débora. 

Diante disso, a fruta pode ser uma importante aliada tanto para atletas amadores quanto profissionais.  A nutricionista também explica como consumir, de acordo com os objetivos do atleta. “Depende do benefício que se espera. Consumindo antes do treino pode-se obter energia para uma melhor performance. Se for consumido após, obtém as vitaminas e minerais, como o potássio e magnésio, que são úteis para uma recuperação melhor e mais rápida”, detalhou Palos.

Outras vantagens

O consumo de kiwi pode trazer inúmeras outras vantagens, pois ele é uma fruta rica em vitamina C, tem baixo teor calórico, é fonte de magnésio, potássio e fibras solúveis. Ele contribui para a fixação do cálcio, para a potencialização da absorção do ferro, melhora as defesas do organismo e a constipação intestinal.

“Tem alta carga de antioxidantes, ou seja, substâncias que combatem danos e envelhecimento precoce das células. Ajudando assim a prevenir doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, ajuda a reduzir os níveis de pressão e melhorar o perfil lipídico. Esses compostos antioxidantes melhoram a função endotelial e regulam genes associados ao estresse oxidativo”, complementou a nutricionista.

Se consumido na quantidade adequada, as vantagens do kiwi ainda podem ir além das já citadas. “O indicado é consumir uma unidade da fruta por dia ou três vezes na semana e alternando com outras frutas. Porém, já existem estudos que comprovam a relação da redução da pressão arterial com o consumo de três unidades da fruta por dia. Por isso, sempre precisa orientação de um profissional para adequar as quantidades para cada indivíduo e para cada objetivo”, garantiu a profissional em entrevista ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES