Desejo sexual: estes fatores podem afetar sua libido e estragar relações

A diminuição da libido ou desejo sexual é um problema mais comum do que se imagina

Alguns fatores podem afetar a libido tanto de homens como de mulheres | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A diminuição da libido ou desejo sexual é um problema mais comum do que se imagina. Segundo o National Health Service (NHS), o sistema de saúde público do Reino Unido, até 1 em cada 5 homens são afetados pelo problema. Quando se trata de mulheres, esse número é ainda maior. O quadro pode ser explicado por múltiplos fatores e nem sempre é grave.

Dentre as explicações para a falta de libido, estão estresse, gravidez, parto, amamentação. No entanto, quando a falta de desejo sexual acontece, ela precisa ser investigada. "O primeiro passo é diferenciar o que é realmente perda de libido", explica a psiquiatra Catarina de Moraes, coordenadora do ambulatório de sexualidade no Hospital das Clínicas de Recife e secretária da Associação Brasileira de Medicina Sexual. "Por vezes, a falta de libido é confundida com dificuldade de ereção, desempenho sexual ou satisfação — mas ela é exclusivamente a ausência de desejo sexual."

O endocrinologista do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro Diego Fonseca explica que o sintoma deve persistir por pelo menos seis meses para ser considerado clinicamente relevante. "No entanto, na prática clínica, a avaliação pode ser menos rigorosa, e é importante considerar a situação individual de cada paciente", diz ele.

Mudanças na rotina e fases da vida

Com a ajuda de especialistas, preparamos uma lista com alguns fatores que podem explicar a alteração no desejo sexual. Uma delas são as mudanças na rotina. "Isso não significa necessariamente um transtorno. Também é comum que com o tempo em relacionamentos monogâmicos ocorra uma redução do desejo espontâneo (independentemente de contato sexual), embora o desejo responsivo (excitação que surge com estímulos) ainda esteja presente. Desde que haja satisfação sexual, essa redução não é necessariamente patológica", diz Catarina de Moraes.

Transtornos psiquiátricos

Alguns transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão podem afetar a libido de forma significativa. "Pacientes com depressão podem experimentar uma diminuição do desejo devido a desequilíbrios químicos no cérebro, incluindo alterações nos hormônios serotonina e dopamina, ligados ao humor e sensação de recompensa e prazer. Nestes casos, o tratamento do quadro pode melhorar o desejo, e consequentemente, a função sexual", explica a psiquiatra. Além disso, alguns remédios usados para tratamento de ansiedade e depressão têm como efeito colateral a redução da libido.

Mudanças hormonais

No entanto, se o paciente não sofre com nenhum transtorno psiquiátrico ou mudança de rotina, que posso explicar a mudança no desejo sexual, deve-se investigar as mudanças hormonais. A endocrinologista Caroline Castro explica que a  testosterona em homens e o estrogênio em mulheres são os principais reguladores da libido. 

Tratamento e comunicação

Os médicos afirmam que cada caso é único e o tratamento é feito com base em uma abordagem personalizada. Um dos caminhos é o diálogo entre o casal. "É fundamental ter um diálogo aberto e sincero sobre essa questão, apesar de ser um assunto que pode causar desconforto. Falar sobre a diminuição da libido ajuda a evitar mal-entendidos e permite que ambos os parceiros compreendam a situação e busquem soluções juntos", diz Diego Fonseca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES