Dezembro laranja: saiba quais os sintomas do câncer de pele

RFCC-PI reforça importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado

Sinais na pele podem indicar câncer | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de dezembro é destinado à conscientização e combate do câncer de pele. De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 176.930 novos casos de câncer de pele basocelular e espinocelular (83.770 em homens e 93.160 em mulheres).

 Frente a esses dados expressivos, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) reforça a necessidade de prevenir e tratar essa doença de maneira eficiente. Durante o mês de dezembro, compartilha informações para ajudar nessa luta.

Sinais na pele podem indicar câncer 

Importante frisar que essa doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Embora seja raro ocorrer mortes por esse tipo de câncer, existe a estimativa de que 2.000 pessoas morram anualmente de câncer de pele não melanoma.

FATORES DE RISCO 

 Alguns fatores de riscos entram nessa equação e precisam ser objetos de atenção, como: casos da doença na família; pessoas de pele olhos claros, cabelos ruivos ou loiros; trabalho com exposição prolongada ao sol sem proteção, entre outros exemplos.

SINTOMAS 

A presidente da RFCC-PI, Carmen Campelo, ressalta que a Instituição conduz ações de orientação para que as pessoas tenham acesso às informações e tratamento digno. Ela relembra que os principais sintomas de alerta são lesão na pele de aparência elevada e brilhante, pinta preta ou castanha que muda sua cor ou ferida que não cicatriza.

 “Obviamente, esses e outros sintomas precisam ser devidamente avaliados por um médico especialista na área. Por isso, a ida ao consultório com regularidade é a principal chave para tratar e prevenir”, orienta.

O uso diário do protetor/filtro solar é uma das principais recomendações para cuidados com a pele, principalmente em períodos de temperaturas mais elevadas. Além disso, a utilização de boné/chapéu e óculos escuros são bons aliados. Na suspeita de algum sintoma, é fundamental ir ao médico especializado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES