Dia dos Namorados: descubra porque amar faz bem para o coração

Quando está amando, o corpo produz a ocitocina, que reduz o estresse e promove o bem-estar físico e emocional

Amar faz bem à saúde do coração | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo sem estarmos apaixonados, todos nós sabemos que o amor causa palpitações no coração e borboletas no estômago. Ele também produz hormônios específicos que geram efeitos positivos no cérebro. Além disso, esse sentimento celebrado no Dia dos Namorados, segundo especialistas, também promove vantagens para a saúde do coração.

De acordo com pesquisa feita pela Sociedade Britânica Cardiovascular, 42% das pessoas que não possuem um parceiro possuem chances maiores de ter doenças do coração. "Quando as pessoas estão em um relacionamento saudável, geralmente o estado emocional delas também está melhor. O cérebro e o coração são parte de um eixo só, então elas tendem a ter melhores parâmetros hemodinâmicos, ou seja, a pressão arterial fica mais baixa e os batimentos cardíacos mais controlados", afirma a cardiologista do Hcor (Hospital do Coração), Salete Nacif.

Ocitocina - hormônio do amor

Quando está amando, o corpo produz a ocitocina ou o "hormônio do amor", como costuma ser chamado. Ele reduz o estresse e promover o bem-estar físico e emocional.  "Esse hormônio também diminui os sintomas de depressão, ansiedade e fobia social. Nas mulheres, os distúrbios psicológicos são responsáveis por causar duas vezes mais Doenças Isquêmicas do Coração (DIC). Já nos homens, a liberação da ocitocina também previne a hipertensão arterial e favorece o relaxamento muscular", explica a especialista.

Outros impactos do amor no corpo

Além da ocitocina, ha ainda outros neurotransmissores importantes nesse processo, como a serotonina e a endorfina, que estimulam o bem-estar emocional e físico. Há ainda a adrenalina, mas, quando em excesso, pode causar uma reação inusitada. "Muito se fala sobre a Síndrome do Coração Partido e sua relação com situações ruins, mas também acontece quando a pessoa é submetida a uma felicidade extrema por causa dessa descarga de adrenalina, ainda que seja muito raro", expõe a médica.

Cuidando do coração

Apesar de o amor trazer inúmeros benefícios para a saúde do coração, não dá para apostar apenas nele para cuidar deste órgão do corpo humano. Alguns cuidados básicos são fundamentais para manter a saúde em dia, como priorizar uma dieta saudável e balanceada e sair do sedentarismo. Aliás, Salete explica que fazer atividades junto com o parceiro é uma maneira de ajudar a manter o órgão funcionando bem.

Segundo a médica, isso acontece porque os hormônios liberados durante esse convívio ajudam a regular a pressão e os batimentos cardíacos. "O ideal é fazer algo que leve prazer ao casal, alinhado com as limitações de cada um. Há várias atividades que podem ser realizadas em conjunto, como o próprio exercício físico, uma caminhada ou, caso procurem algo diferente, aulas de dança de salão, por exemplo. Qualquer atividade vai ajudar o coração a bater mais saudável", finaliza a cardiologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES