Dia Nacional do Vitiligo: Conheça os sintomas, diagnóstico e tratamento

A doença afeta 0,5% da população brasileira, ou seja, cerca de 1 milhão de pessoas, segundo estimativa do IBGE

O vitiligo é considerada uma doença genética, autoimune e não contagiosa; data serve como conscientização | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 1º de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Vitiligo, com o intuito de aumentar a conscientização sobre a condição que atinge a pele. No Brasil, a doença impacta na vida de mais de 1 milhão de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O vitiligo é considerado uma manifestação autoimune, não contagiosa e pode ser desencadeado por diversos fatores.

A condição não acarreta restrições físicas ou cognitivas. No entanto, os efeitos na autoestima daqueles que convivem com a condição podem ter repercussões negativas na saúde emocional. A doença se caracteriza pelo surgimento de manchas brancas na pele, resultado da perda gradativa da pigmentação devido à destruição dos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina no organismo. 

O vitiligo pode atingir homens e mulheres de todas as idades e etnias podem ter vitiligo, sendo que os primeiros sinais costumam aparecer, em média, aos 24 anos. Aproximadamente 20% dos pacientes com vitiligo têm pelo menos um parente de primeiro grau com a doença, por isso, “é considerada uma doença genética, crônica e de origem autoimune. Ou seja, o organismo não reconhece os melanócitos e os destrói. Os melanócitos são células que produzem melanina, que é a ‘tinta’ que dá cor à pele”, explica Caio de Castro, médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professor da PUC-PR.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce é fundamental para garantir o tratamento adequado e a melhora da qualidade de vida dos pacientes com vitiligo. De acordo com a dermatologista Dra. Ana Carolina Sumam, identificar a condição nos estágios iniciais pode ajudar a controlar a progressão das manchas brancas e melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente. 

“Como dermatologista, enfatizo a importância de uma consulta médica imediata ao notar manchas brancas na pele. O diagnóstico precoce nos permite oferecer aos pacientes opções terapêuticas mais eficazes, além de fornecer apoio psicológico durante o processo, auxiliando-os a enfrentar os desafios emocionais que o vitiligo pode trazer”, explica Ana Carolina.

Tratamento

Embora não haja uma cura definitiva para o vitiligo, é importante ressaltar que existem tratamentos e cuidados altamente eficazes que podem auxiliar no controle da condição. “Cada paciente é único, e o tratamento é individualizado, levando em consideração o caso específico de cada um”, destaca a dermatologista.  Dentre as terapias disponíveis para promover a repigmentação da pele afetada, a especialista destaca:

  • Medicamentos específicos, como cremes à base de corticoides e outros anti-inflamatórios;
  • Cirurgia e transplante de melanócitos (em casos mais avançados).

Estigma e aceitação

Ainda algumas pessoas sofrem preconceito por conta da doença. Por outro lado, há vários grupos de apoio para quem tem vitiligo com foco no resgate da autoestima. Um desses é o projeto Extraordinárias Cores, idealizado por Beth Filippelle, que incentiva mulheres com vitiligo a se amarem por meio da fotografia. “São mulheres que também tiveram sonhos interrompidos e pela fotografia elas conseguem se ver de uma maneira diferente, sem se preocupar com a manchas”, explica Beth ao Blog da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES