Diabetes cresce na pandemia e mata 6,7 milhões só em 2021

Um em cada dez adultos desenvolveu doença do tipo 2 de 2019 a 2021, segundo Federação Internacional de Diabetes

diabetes | PIXABAY
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é de hoje que a OMS (Organização Mundial de Saúde) chama a atenção para o aumento de diabéticos no mundo. Nos últimos 40 anos a doença quadruplicou, e a pandemia do coronavírus deixou os números ainda mais assustadores.

No último dia 5, a IDF (Federação Internacional de Diabetes – sigla em inglês) divulgou o Atlas Diabetes 2021 e, só neste ano, a doença foi responsável por 6,7 milhões de mortes em todo o mundo. O mês de novembro é marcado pela prevenção da enfermidade e este domingo (14) é o Dia Mundial do Diabetes.

Um em cada dez adultos entre 20 a 79 anos desenvolveu diabetes tipo 2 entre 2019 (data do último relatório) e 2021. Há dois anos, o mundo tinha 463 milhões de diabéticos, agora são 537 milhões.

Casos de diabetes quadruplicaram nos últimos 40 anos e pandemia agravou o problema. (Foto: Pixabay)

A endocrinologista Denise Reis Franco, especialista nos cuidados com o diabetes, explica que as condições vividas nos últimos dois anos favoreceram o crescimento. "O diabetes tipo 2 está associado ao ganho de peso e ao sedentarismo. 

As pessoas foram confinadas em casa e diminuíram as atividades físicas. Perderam o ir e vir ao trabalho, ninguém mais foi à academia, ao parque, praças", afirma Denise.

E acrescenta: "As crianças também ficaram em casa, e o tempo de preparar comidas diminuiu e aumentou o consumo de alimentos processados, com teor maior de gordura, com mais açúcar, carboidratos. Ou seja, houve o aumento do consumo de calorias com um gasto calórico menor".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES