mais

Diabetes cresce na pandemia e mata 6,7 milhões só em 2021

Um em cada dez adultos desenvolveu doença do tipo 2 de 2019 a 2021, segundo Federação Internacional de Diabetes

Não é de hoje que a OMS (Organização Mundial de Saúde) chama a atenção para o aumento de diabéticos no mundo. Nos últimos 40 anos a doença quadruplicou, e a pandemia do coronavírus deixou os números ainda mais assustadores.

No último dia 5, a IDF (Federação Internacional de Diabetes – sigla em inglês) divulgou o Atlas Diabetes 2021 e, só neste ano, a doença foi responsável por 6,7 milhões de mortes em todo o mundo. O mês de novembro é marcado pela prevenção da enfermidade e este domingo (14) é o Dia Mundial do Diabetes.

Um em cada dez adultos entre 20 a 79 anos desenvolveu diabetes tipo 2 entre 2019 (data do último relatório) e 2021. Há dois anos, o mundo tinha 463 milhões de diabéticos, agora são 537 milhões.

Casos de diabetes quadruplicaram nos últimos 40 anos e pandemia agravou o problema. (Foto: Pixabay)Casos de diabetes quadruplicaram nos últimos 40 anos e pandemia agravou o problema. (Foto: Pixabay)

A endocrinologista Denise Reis Franco, especialista nos cuidados com o diabetes, explica que as condições vividas nos últimos dois anos favoreceram o crescimento. "O diabetes tipo 2 está associado ao ganho de peso e ao sedentarismo. 

As pessoas foram confinadas em casa e diminuíram as atividades físicas. Perderam o ir e vir ao trabalho, ninguém mais foi à academia, ao parque, praças", afirma Denise.

E acrescenta: "As crianças também ficaram em casa, e o tempo de preparar comidas diminuiu e aumentou o consumo de alimentos processados, com teor maior de gordura, com mais açúcar, carboidratos. Ou seja, houve o aumento do consumo de calorias com um gasto calórico menor".

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail