Diabetes: este remédio regula os níveis de açúcar no sangue, diz pesquisa

Uma nova pesquisa revela que a ingestão de uma dose baixa deste medicamento por idosos ajuda a diminuir o risco de ter diabetes tipo 2

Remédio ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova pesquisa revela que a ingestão de uma dose baixa, de 100 mg por dia, de aspirina por idosos ajuda a diminuir o risco, em 15%, de ter diabetes tipo 2. Segundo citado no News Medical, os pesquisadores, no estudo recente, examinaram os efeitos desse tratamento com uma dose baixa de aspirina no desenvolvimento de diabetes e nos níveis de glicose no plasma em jejum em adultos mais velhos.

O estudo em questão analisou mais de 16 mil idosos com idade a partir de 65 anos, que não possuíam doenças cardiovasculares, nem limitações físicas incapacitantes ou mesmo demência. Estas pessoas foram divididas em dois grupos, um deles tomou aspirina e a outra metade recebeu um placebo.

Resultados

Durante o período de 4 anos e sete meses, foram diagnosticados 995 casos de pessoas com diabetes. Destes, 459 estavam no grupo que ingeriu aspirina, enquanto 536 não a tomaram. Quando comparados os dois grupos, aquele que tomou o medicamento registrou uma redução de 15% na ocorrência da diabetes.

Com disso, os autores do estudo afirmam que, diante dos resultados da pesquisa, faz necessária uma maior investigação sobre os efeitos da aspirina. "O aumento da prevalência de diabetes em adultos mais velhos, o potencial de agentes anti-inflamatórios, como a aspirina, na prevenção do diabetes tipo 2 ou na melhoria dos níveis de glicose, precisa ser mais investigado", afirmam.

Diabetes

A diabetes acontece em decorrência da má absorção ou produção insuficiente de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil possui atualmente mais de 13 milhões de pessoas com a doença, o que corresponde a 6,9% da população do país. 

O diabetes está longe de ser uma doença inofensiva, ela pode causar uma série de complicações. O aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações nos rins, no coração, nos olhos, nas artérias e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. Diante disso, é necessário estar atento às formas de prevenção, para que se evite a doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES