Diabético não pode comer frutas? Nutricionista explica

Pessoas com diabetes precisam melhorar alguns hábitos e a alimentação é um dos principais cuidados que elas devem ter

A alimentação de uma pessoa com diabetes requer alguns cuidados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pessoa com diabetes precisa lidar com problemas no processo de produção ou absorção de insulina. Isso exige que os pacientes que enfrentam esse problema adéquem alguns hábitos e, muitas vezes, todo o seu estilo vida. A alimentação é um dos principais cuidados que essas pessoas precisam ter e, nesse caso, alguns ainda têm dúvidas sobre o consumo de frutas, se é permitido ou deve ser evitado.

A nutricionista Beatriz Finizola, em entrevista ao Sport Life, esclarece que a proibição do consumo de frutas entre diabéticos é mito. “Não há impedimento para consumo de frutas para diabéticos e isso felizmente é um mito. O diabético precisa reduzir açúcares principalmente de adição, produtos industrializados e farinhas brancas em geral”, garantiu.

Beatriz alerta que o consumo de carboidratos deve ser feito com cuidado, pois seu excesso pode ser prejudicial para pessoas diabéticas, o mais indicado, nesses casos, segundo a profissional, é equilibrar as quantidades e fazer a distribuir desse tipo de alimento ao longo do dia. Assim é possível evitar prejuízos à saúde desse grupo de pessoas. 

O consumo de proteínas e fibras também requer atenção. Beatriz afirma que um aumento na igestão desse tipo de nutriente impacta na melhor digestão de carboidratos e contribui para controlar os picos de glicemia. “As frutas em geral possuem quantidades menores de carboidratos, que é a baixa carga glicêmica, e podem ser boas aliadas ao contrário do que muitas pessoas pensam”, complementou a nutricionista.

Impacto da frutose

Beatriz comenta ainda sobre os impactos da frutose na saúde de pessoas com diabetes e afirma que não ha prejuízos. “As frutas em geral possuem quantidades pequenas de frutose. A frutose prejudicial é a proveniente apenas de produtos industrializados, que contém, por exemplo, xarope de frutose”, encerrou Beatriz Finizola.

Dados

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES