Doadores poderão vender sangue? Entenda PEC do Plasma

A CCJ do Senado aprovou na quarta-feira (4) proposta de emenda à Constituição (PEC) 10/2022, mais conhecida como PEC do Plasma

PEC do Plasma é aprovada na CCJ do Senado | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na quarta-feira (4) proposta de emenda à Constituição (PEC) 10/2022, mais conhecida como PEC do Plasma, que prevê  a possível comercialização e abertura às empresas privadas para a coleta e o processamento do plasma para desenvolver novas tecnologias e produção de medicamentos, o que atualmente é vedado pela Constituição.

Agora, o texto vai ao plenário do Senado e depois segue para a Câmara. Se aprovado, o projeto abre brecha para a compra e venda de sangue, com remuneração para doadores. Hoje, no Brasil, a única autorizada a utilizar plasma para produzir medicamentos é a estatal Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia).

A PEC 10/2022 é de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que usa como um dos principais argumentos para justificá-la, o de que atualmente a grande parte do plasma é desperdiçada no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, hoje, 30% dos hemoderivados disponíveis no SUS são oriundos do plasma doado no Brasil e administrado pela Hemobrás

Comercialização

De acordo com a Agência Senado, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) apresentou voto em separado no entendimento de que se permita a comercialização dos hemoderivados, mas não a comercialização do sangue humano. “Não se pode regredir socialmente. Se hoje nós permitimos a comercialização do sangue, qual argumento moral vamos ter para permitir a comercialização de um rim?”, questionou o senador.

As senadoras Zenaide Maia (PSD-RN) e Professora Dorinha Seabra (União-TO) ratificaram a preocupação com a proposta e enfatizaram que o fato de a Hemobrás não conseguir atender toda a demanda não justiça a liberação da comercialização. “Não vamos permitir que o sangue seja uma commodities. Isso aqui é comercializar parte do corpo humano”, disse Zenaide.

Autor da matéria, o senador Nelsinho Trad explicou que o Brasil importa para conseguir os medicamentos, que precisam ser oportunizados a quem precisa. “Não existe remuneração no projeto relatado. Não existe remuneração para transplantes de órgãos. O sangue é um órgão, o plasma não é. (...) Eu sou a favor do remédio para quem precisa. Isso precisa ser resolvido no Brasil”, disse Nelsinho, ao apoiar o relatório.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES