Doença transmitida por gatos está descontrolada, alerta especialista

A micose, causada pelo fungo da espécie Sporothrix schenckii, preocupa autoridades em saúde no Brasil

Esporotricose uma doença transmitida por gatos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil tem registrado desde o ano passado um número significativo da esporotricose, uma doença transmitida por gatos mas que pode infectar humanos e cachorros. Segundo o infectologista Flávio Telles, coordenador do Comitê de Micologia da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), ela está descontrolada no Brasil.

A micose, causada pelo fungo da espécie Sporothrix schenckii, já preocupa autoridades em saúde no Brasil. Os casos também já foram registrados no Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai, segundo o infectologista. O assunto foi abordado pelo médico durante o 23º Congresso Brasileiro de Infectologia, realizado em Salvador. 

Grave problema de saúde pública

A situação foi reconhecida pelo Ministério da Saúde que define como "um grave problema de saúde pública". No entanto, o acompanhamento dos casos não é feito de maneira uniforme pelo órgão federal. A pasta não tem o controle da origem dos casos e ainda não foi definido um padrão para que os estados organizem seus dados a respeito desta doença.

Desta forma, os estados costumam registrar somente os casos de esporotricose humana. No Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, é feito dessa forma. No Rio foram registradas 1.517 ocorrências em 2022 e 760 em 2023. Já em Minas foram 524 casos da doença em humanos em 2022 e 517 em 2023.

Já em outros estados é feita a distinção entre os casos que foram registrados entre humanos e aqueles que acometeram a população felina. A Bahia é um exemplo, onde foram registrados 402 casos de esporotricose humana e 930 da felina, em 2022. Até setembro deste ano, foram 492 casos em humanos e 770 em animais.

Transmissão

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão acontece de três formas: quando há contato do fungo com a pele ou mucosa por meio de um trauma decorrente de acidentes com espinhos ou lascas de madeira; quando há contato com vegetais em decomposição e através da mordida ou arranhão de animais doentes, geralmente o gato. Não há transmissão de pessoa para pessoa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES