Dor no estômago pode significar problemas sérios de saúde; entenda

Mesmo sendo um problema comum nos atendimentos médicos, a “dor no estômago” pode não ter relação com este órgão

É preciso investigar a dor de estômago para que se chegue a um diagnóstico preciso | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando se fala em dor de barriga, geralmente refere-se a algo mais amplo, indicando todo e qualquer desconforto na região abdominal. Já o termo “dor no estômago” costuma ser algo mais específico, pois sinaliza que a dor está localizada na parte superior central do abdômen, conhecida na medicina como epigastro.

No entanto, é importante ressaltar que, mesmo sendo um problema comum nos atendimentos médicos, a "dor no estômago" pode não estar relacionada com este órgão. Diante disso, é fundamental que haja uma avaliação por um médico, que fará perguntas e exame físico necessários para se chegar ao diagnóstico. O alerta é do gastroenterologista no HCSG (Hospital e Clínica São Gonçalo), Eric Pereira.

"É importante saber que muitos órgãos do nosso abdome compartilham a mesma inervação e com isso uma dor ‘no estômago’ (região central superior) pelo paciente pode ser do pâncreas, do intestino, da vesícula, do esôfago, do fígado, etc", aponta o especialista. É necessário, portanto, ajuda de um profissional para ter um diagnóstico preciso.

O que fazer no caso de uma dor no estômago?

Ao sentir qualquer desconforto abdominal, a pessoa deve ir em buscar de atendimento médico, seja de um cirurgião ou de um gastroenterologista. Esses profissionais farão uma anamnese detalhada, levando em consideração os atuais sintomas, mas também o passado cirúrgico, as doenças associadas e o uso de medicamentos, dentre outros fatores.

Desta forma, o médico levantará a suspeita de qual órgão está sendo afetado e fará a solicitação dos exames necessários para se chegar a um diagnóstico preciso e assim se busque o tratamento adequado. O profissional alerta sobre os perigos de ignorar uma dor no estômago - o que geralmente está associado a automedicação. 

"Os riscos de ignorar os sintomas são de acabar não fazendo o diagnóstico de doenças que podem complicar e colocar a vida do paciente em risco, como úlceras, refluxo crônico e até câncer", destaca o médico. Segundo o profissional, o mais importante é sempre investigar o que causa o desconforto do paciente, e não só dar remédios para curar os sintomas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES