Estudo revela tipo sanguíneo com maior risco de câncer no estômago

A pesquisa alemã também apontou o tipo sanguíneo com menor chance de desenvolver a doença

O câncer de estômago é o quarto tipo mais frequente entre os homens e o sexto entre as mulheres | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova pesquisa conduzida pela University Hospital Magdeburg, na Alemanha, revelou o tipo sanguíneo que pode ter ligação com o risco de desenvolver câncer de estômago. O estudo contou com dados de mais de 5.800 pessoas com o tumor. A equipe de pesquisa analisou dados de dez estudos de genoma em toda a Europa.

A análise realizada pelos responsáveis do estudo confirmou que os processos moleculares ligados ao câncer gástrico variam muito, dependendo da gravidade do subtipo de câncer. No entanto, é possível estabelecer parâmetros concretos ao determinar o perfil de risco genético. Pesquisas anteriores já tinham descoberto que cinco seções de DNA no genoma humano estão associadas a subtipos de câncer gástrico.

O estudo alemão confirmou isso e identificou mais duas seções de DNA associadas a um risco aumentado de câncer gástrico. A análise também revelou que o tipo sanguíneo também desempenha um papel na suscetibilidade à doença. O tipo sanguíneo A foi associado ao maior risco. O grupo sanguíneo O, por outro lado, apresentou menor risco desse tipo de câncer.

Fatores de risco

Se engana quem pensa que apenas o fator genético desempenha um papel no desenvolver do câncer de estômago. Outros fatores associados ao tumor estão o avanço da idade e a inflamação da mucosa gástrica causada pelo patógeno bacteriano Helicobacter pylori também aumentam o risco de formação de tumores. Além disso, a alta ingestão de sal e o excesso de carne também podem contribuir. Também há evidências de que azia crônica aumenta o risco de certos tipos de tumores na área entre o estômago e o esôfago.

No Brasil

Em nosso país, o câncer de estômago é o quarto tipo mais frequente entre os homens e o sexto entre as mulheres, segundo informações do Ministério da Saúde. Dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimaram que para cada ano do triênio 2020/2022, foram diagnosticados no Brasil 21.230 novos casos de câncer de estômago (13.360 em homens e 7.870 em mulheres). Esses valores correspondem a um risco estimado de 12,81 casos novos a cada 100 mil homens e 7,34 para cada 100 mil mulheres.

O câncer de estômago afeta principalmente as pessoas mais velhas, sendo a idade média do diagnóstico aos 68 anos. Cerca de 60% dos pacientes com câncer de estômago têm 65 anos ou mais. O risco médio de um homem desenvolver câncer de estômago em sua vida é cerca de 1 em 95, para as mulheres esse risco é de 1 em 154. Os riscos individuais podem ser influenciados por alguns outros fatores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES