Dormir sem roupa traz benefícios a saúde? Especialista responde

Para obter todos os benefícios de dormir pelado, pode-se iniciar dormindo só de camiseta ou roupa íntima

Um sono de qualidade não depende só da roupa, mas de um quarto confortável | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dormir despido de roupas possui diversos benefícios, como melhorar a qualidade do sono, estimular a queima de calorias, prevenir o ganho de peso, evitar a candidíase feminina, aumentar a fertilidade masculina e até melhorar o contato íntimo do casal. Isto porque dormir pelado ajuda na manutenção da saúde, a repôr os níveis de energia, regular várias funções corporais e a produção de hormônios, assim como eliminar toxinas ou reduzir inflamações. 

A temperatura corporal tende a cair quando dormimos. Dalva Poyares, médica especialista em medicina do sono e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que quando a noite vai chegando, a melatonina vai aumentando e a temperatura diminuindo. "Ficar muito quente à noite interfere no sono. Quanto mais calor, maior estímulo de adrenalina. Se você resfria o corpo, isso favorece o início do sono", diz ela.

Por esse motivo, as pessoas acreditam que usar pijama pode impedir essa reação natural do corpo e atrapalhar o ciclo do sono, que pode acarretar alguns distúrbios, como a insônia. Além do pijama (ou de qualquer outra roupa que você use), existem também os lençóis, fronhas, edredons e cobertores. "Dormir com pouca roupa, roupa muito leve ou sem roupa, com um tecido que seja respirável, pode ser opção para tentar dormir melhor. Mas também precisamos lembrar do lençol, da fronha. Não é só a roupa do corpo, mas a própria cama que esquenta", alerta Poyares.

Ela lembra que um sono de qualidade não depende só da roupa, mas de um quarto confortável – silencioso, com pouca iluminação, arejado, nem úmido e nem seco. Especialistas ainda pontuam que dormir sem calcinha contribui para a prevenção de infecções, como a candidíase. Mas isso não significa que a mulher precise deitar-se completamente sem roupa, basta usar shorts ou pijama largo sem a peça íntima.

Para os homens não costuma fazer diferença e não há estudos de causalidade a respeito dos benefícios, vai depender do gosto de cada um. "Sabe-se que temperaturas escrotais elevadas afetam negativamente a função testicular. No entanto, não se sabe ao certo qual o impacto do tipo de roupas íntimas utilizadas pelos homens na produção de espermatozoides", explica Eduardo de Paula Miranda, coordenador do Departamento de Andrologia, Reprodução e Sexualidade da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Saúde da Pele

Ligia Novais, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que dormir nu não traz benefícios para a pele de uma forma geral. Mas ela cita a pele dos pés, onde o mais indicado é sempre manter o local o menos abafado possível durante a noite, já que é uma área mais úmida e que, entre os dedos por exemplo, tem mais chances de desenvolver condições fúngicas. Sobre a pele em geral, o alerta vai para a roupa de cama. "É o local perfeito para a proliferação de fungos e bactérias. Eles podem desequilibrar o microbioma da pele do rosto e do corpo podendo causar acne e infecções. Por isso, é essencial manter lençóis, edredons e fronhas limpos", afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES