É isto que acontece com seu corpo quando você come ovos todo dia

Os ovos são uma importante fonte de nutrientes e são cheios de benefícios para quem os consome com regularidade

O ovo é um alimento rico em nutrientes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os ovos são uma importante fonte de nutrientes e são cheios de benefícios para quem os consome com regularidade. Incluí-los em uma dieta balanceada, de acordo com os objetivos de cada pessoa, pode trazer inúmeras vantagens. A nutricionista Jéssica Berto, em entrevista que concedeu ao Uol, enumera algumas razões para que esse alimento seja inserido na nossa rotina alimentar.

Um dos benefícios, que talvez seja o mais conhecido, é que esse alimento ajuda a manter os músculos. E, por isso, ele é o queridinho de quem pratica musculação e busca ganhar ou manter a massa muscular. Isso acontece devido à leucina presente na clara, que é uma substância que ajuda tanto na hipertrofia como na redução da velocidade da perda de massa muscular, que acontece com o passar dos anos.

Melhora a memória

Talvez pouca gente saiba disso, mas os ovos também contribuem para melhorar a memória de quem os inclui na sua rotina alimentar. Esse alimento é rico em colina, o que ajuda na ligação dos neurônios. Os especialistas afirmam que dois ovos por dia são suficientes para garantir a quantidade suficiente desse nutriente para melhorar a memória. 

Para as grávidas e para quem quer engravidar

Engana-se quem acha que os ovos são aliados apenas de quem treina pesado e que ganhar massa muscular. As mulheres que tem como objetivo engravidar também podem se beneficiar desse alimento, principalmente por causa do ácido fólico presente nele. Esse nutriente deve ser consumido por toda mulher grávida ou por aquelas que querem engravidar, para garantir a boa formação do feto. 

Seus olhos agradecem

Existem duas substâncias presentes nos ovos que ajudam a manter a saúde dos olhos:  a vitamina A e a luteína. Essa última está presente nas nossas membranas oculares e é a responsável pela cor alaranjada da gema, ela ajuda a diminuir o risco de doenças como a degeneração macular. Outro nutriente também importante e que os ovos possuem em abundância é a vitamina D, que ajuda a fortalecer ossos e dentes. 

A melhor forma de comer

A recomendação de Jéssica Berto é de que esse alimentos seja consumido preferencialmente cozido ou pochê, para garantir todos os nutrientes. "Quando utilizamos os ovos como omelete, suflês ou em outras preparações, a tendência é aumentar as calorias com a adição de outros ingredientes", explica. Já o ovo frito é melhor maneirar no consumo, por conta da gordura usada no preparo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES