É permitido comer pão na dieta? Nutricionista revela a verdade

No Dia Mundial do Pão, nutricionista fala como incluir esse alimento na dieta

O pão não é vilão da dieta e pode ser inserido sem problemas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Pão, data usada para homenagear esse alimento presente na mesa de tantas famílias pelo mundo. No entanto, apesar da sua popularidade, o consumo de pão ainda gera dúvidas e muitas vezes é rechaçada principalmente por quem pretende emagrecer. Mas afinal, tá permitido comer pão na dieta?

A nutricionista Flávia Gregorini esclarece essa dúvida. “Claro que pode. Quando pensamos em alimentação saudável e equilibrada tem que ser sustentável. Logo podemos comer de tudo. A quantidade é individualizada, depende de muitos fatores, mas super dá para comer um pão por dia pensando em um contexto de alimentação saudável”, garantiu.

A nutricionista explica que, ao comer pão, que é um alimentos de digestão rápida, é preciso fazer as combinações corretas para não prejudicar a dieta.  “Então, pensando em saciedade e controle glicêmico, é legal combinar com alimentos de digestão mais lenta, como os ovos. Quanto aos frios e margarinas são alimentos ultraprocessados e o consumo deve ser evitado, segundo o Guia Alimentar da População Brasileira”, orientou Flávia.

Pão integral

A nutricionista explica que o pão integral possui mais fibras do que o francês, por exemplo, no entanto ambos podem ser consumidos sem problema, segundo os objetivos e a proposta do plano alimentar de cada pessoa. “As fibras aumentam a saciedade e para quem quer emagrecer é um ponto importante. Mas não há regra porque vai depender da combinação, com o que vai comer aquele pão e do contexto alimentar do dia como um todo”, explicou a nutricionista.

Pão para quem treina

Quem treina também pode consumir pão, fazendo os ajustes necessários de acordo com o objetivo de cada um. “Antes do treino priorizamos alimentos de fácil digestão e que dão energia, então um pão com geleia, por exemplo, seria interessante. Após o treino, priorizamos alimentos mais proteicos, mas alimentos energéticos, como o pão, podem ser incluídos para melhor recuperação muscular”, indicou a profissional.

Pão antes de dormir

Algumas pessoas evitam o consumo de pão a noite, principalmente próximo da hora de dormir. Mas afinal, esse consumo é prejudicial? “Não. As pessoas têm esse medo de consumir alimentos ricos em carboidratos pela noite, mas a restrição de carboidratos à noite pode atrapalhar até a qualidade do sono. O pão é alimento energético, rico em carboidratos, que podem ser incluídos em um contexto alimentar saudável, inclusive para o emagrecimento”, concluiu a nutricionista Flávia Gregorini, em entrevista para o Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES