Tapioca ou pão: saiba qual tem mais calorias e escolha o melhor

A tapioca, ou beiju como preferem alguns nordestinos, é uma iguaria feita a partir da mandioca e é rica em carboidratos

A tapioca é rica em carboidratos e tem baixo teor de proteínas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A tapioca, ou beiju como preferem alguns nordestinos, é uma iguaria feita a partir da mandioca, rica em carboidratos e baixo teor de lipídios e proteínas. Seu consumo varia de acordo com o gosto do consumidor, podendo ser recheada ou simples, com ou sem manteiga. E é exatamente isso que vai dizer se sua tapioca será menos ou mais calórica.

Um questionamento comum entre os amantes desse alimento, é se ele tem menos ou mais calorias que o pão. O que já se constatou é que a farinha de tapioca tem valor calórico semelhante ao que se observa em outras farinhas, como as de trigo, aveia e arroz. Com isso, o beiju pode servir como substituto do pão quando se quiser uma maior variedade alimentar e diversidade de nutrientes.

A nutricionista Cristiane Peroni realizou um comparativo para o EuAtleta, que pode ajudar quem consome estes alimentos. Ela mostra que em 100g de alimento, farinha de trigo e tapioca têm aproximadamente 360 calorias, igualmente. No caso de substituição, 2 fatias de pão integral (50g) equivalem a cerca de 3 colheres de sopa de tapioca. Um ponto à favor da tapioca é o fato de ela não possuir glúten, podendo assim ser utilizada por indivíduos com alergia, intolerância ou sensibilidade a ele.

Como consumir a tapioca

A nutricionista ensina a melhor forma de consumir a tapioca. “É um carboidrato complexo de alto índice glicêmico que precisa ser acrescido de fibra e de proteínas para melhor controle glicêmico e aumentar o valor nutricional. Por exemplo, acrescente uma colher de sopa de semente de chia à massa e incremente com recheios proteicos. Desta forma pode ser utilizado por indivíduos com diabetes”, afirma.

Na hora de adicionar fibras a este alimento, a nutricionista aconselha colocar junto com a farinha de tapioca duas colheres de chá de farinha de linhaça ou de chia ou aveia. Os recheios também podem ajudar. “Evite recheios gordos como carne seca, queijos coalho e manteiga. Prefira recheios proteicos magros como ovo mexido, queijo cottage, queijo minas, hommus, salmão com cream cheese light, atum, frango desfiado com creme de ricota e tofu com cogumelos”, aconselha.

A tapioca pode ser usada como pré ou pós-treino. “Pode ser consumida antes do treino ou depois do treino associada a alimentos proteicos. Com esta finalidade, não acrescente fibras para acelerar a digestão e absorção”, afirma a Peroni. Dois exemplos: para a crepioca, misture um ovo batido com duas colheres de sopa de tapioca e uma colher de sopa de queijo cottage. Leve toda a mistura espalhada sobre um frigideira. Para a tapioca: use três colheres de sopa de tapioca na frigideira e, quando a goma recheie com duas colheres de sopa de homus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES