É possível beber cerveja sem engordar? Nutricionista ensina como

Quando se pensa em emagrecimento, a primeira coisa que vem à mente é um série de restrições e renúncias, mas não precisa ser assim

É possível emagrecer sem deixar de tomar cerveja, o segredo é não exagerar | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando se pensa em emagrecimento, a primeira coisa que vem à mente é um série de restrições e renúncias, o que torna o processo difícil e, muitas vezes, algumas pessoas preferem nem iniciá-lo. No entanto, não é necessário ser radical a ponto de eliminar da sua rotina tudo o que você gosta, como o consumo de bebida alcoólica, por exemplo. 

A nutricionista do aplicativo de saúde integrada Personal Virtual, Mariana Gomes, explica que é possível emagrecer sem precisar abrir mão da cerveja. Ela explica que eliminar coisas que se gosta pode ter “efeito rebote”, podendo causar uma vontade incontrolável de consumo, provocando assim o ganho de peso. "Cortar por completo hábitos que nos fazem felizes - seja um alimento ou uma bebida- pode ser insustentável a longo prazo e causar frustração na pessoa que deseja ver o número na balança diminuir", argumenta.

Para não precisar abrir mão do chopp, a nutricionista explica que o segredo é não exagerar. "É claro que não podemos exagerar, principalmente quando falamos de álcool que, além de prejudicar os resultados da balança, também fazem muito mal para a saúde, mas as pequenas exceções existem e fazem até bem", explica Mariana.  Diante disso, o ideal é saber balancear e consumir alguns alimentos e bebidas na quantidade adequada que não comprometa os objetivos de cada um.

Restrição x compulsão

Uma pesquisa realizada por estudiosos da Unisinos mostra que as restrições impostas na dieta não tem como efeitos danosos apenas o "efeito rebote", mas favorece as consequências psicológicas, como perda de autoestima, mudanças drásticas e repentinas de humor. "Se sua vontade for beber um choppinho, ou uma cerveja, no happy hour, mate sua sede. A dica principal é: repense as quantidades; em vez de beber três chopps, opte por beber apenas um e sem deixar de beber água junto", completa.

Como amenizar o efeito do álcool no corpo?

Um dos prejuízos da bebida alcoólica para quem treina é a desidratação, que atrapalha a síntese de proteína, importante para quem busca ganhar massa muscular. Para minimizar esse efeito, é aconselhável que se tome água durante o consumo de álcool. “Beber sem ter se alimentado, principalmente para quem treina e deseja ganhar massa muscular, é um grande erro, pois o corpo vai entrar no processo que chamamos de catabolização”, destaca Gomes.

Volte à rotina

“Se você tomou uma cerveja ou comeu alguma coisa fora da dieta no sábado à tarde, por exemplo, volte para a rotina na próxima refeição. Não é preciso esperar a segunda-feira chegar. É preciso manter o foco e voltar à rotina saudável, apesar das pequenas ‘escapadas’”, finaliza a nutricionista Mariana Gomes, em entrevista ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES