É só uma azia ou é doença? Jamais ignore estes sintomas!

Alguns sintomas, como a azia e queimação, podem ser apenas um mal-estar passageiro, mas também podem indicar algo mais sério

Sintomas como azia e queimação não devem ser ignorados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O refluxo gastroesofágico consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago em direção à boca e é algo que pode acontecer com pessoas saudáveis e, não necessariamente, é sinônimo de doença. No entanto, Se vier acompanhado de outros sintomas e de lesões na parede do esôfago, já passa a ser algo patológico e trata-se da doença de refluxo gastroesofágico (DRGE).

Este problema atinge entre 8 a 33% da população mundial e tem como sintomas mais comuns a azia e a regurgitação. Existem ainda outros sintomas menos comuns, mas que também podem aparecer nos pacientes, como rouquidão e tosse. Esses sintomas devem sempre ser avaliados por um médico, caso aconteçam de forma persistente.

Nas pessoas que possuem sintomas típicos, avaliar a história do paciente pode ser suficiente para que se chegue ao diagnóstico, sem a necessidade da realização de exames. Nestes casos, o médico pode sugerir a realização de uma prova terapêutica, fazendo uso de medicamentes capazes de inibir a secreção de ácido do estômago, com posterior avaliação da evolução dos sintomas.

Tratamento

Para tratar o refluxo é preciso que haja uma readequação no estilo de vida do paciente, com uma alimentação voltada para combater o problema, além do uso de medicamentos. É importante que a pessoa emagreça, caso exista sobrepeso, faça refeições pequenas e com uma frequência adequada, evitar grandes quantidades de líquidos cerca de 2 horas antes de se deitar, além de evitar os alimentos que agravam os sintomas.

Já o tratamento com remédios é feito com a ingestão de medicamentos com diferentes mecanismos de ação. Essa avaliação deve ser feita por um médico, de acordo com cada caso, pois é preciso levar em consideração fatores como frequência e intensidade das queixas, existência de complicações, outras doenças associadas e medicação crônica, entre outros fatores.

Mesmo a DRGE sendo um problema frequente, a maioria das pessoas terá a doença controlada se adotar estilos de vida adequados e fazer uso dos remédios de maneira correta. O acompanhamento médico também é importante para conseguir este objetivo, sendo também fundamental para a identificação de algum sinal que possa indicar alguma complicação mais grave.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES