Emagrecimento rápido: perigos e contraindicações do Ozempic

O Ozempic é um medicamento que faz parte do tratamento contra a diabetes tipo 2, mas ultimamente vem sendo usado como remédio para emagrecer

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ozempic é um medicamento que faz parte do tratamento contra a diabetes tipo 2, mas ultimamente vem sendo usado como remédio para emagrecer e se tornou a modinha do momento quando o assunto é a busca pela perda de peso de forma rápida, principalmente por pessoas obesas. No entanto, um dos problemas é o fato de que muitas vezes ele é usado sem um acompanhamento profissional.

Ozempic tem sido usado como remédio para perda de peso (Foto: Reprodução/Internet)

A endocrinologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Thais Mussi, em entrevista ao Terra, alerta que nunca se deve ingerir qualquer medicamento sem a indicação ou acompanhamento de um médico. "É importante frisar que existem pessoas alérgicas à semaglutida e outras substâncias contidas no Ozempic. Sendo assim, como todo medicamento, é preciso atenção antes de indicar ou ingerir", alerta a médica.

Uso associado ao álcool e anticoncepcionais

O álcool, quando consumido pelo paciente que usa o Ozempic, deve ser com moderação, o ideal é evitar totalmente esse consumo. Como o medicamento é muito utilizado por pacientes com diabetes, a bebida alcoólica pode causar hipoglicemia ou hiperglicemia, sendo essa a mais frequente. Mesmo quando consumido em pequenas quantidades, o álcool pode baixar o açúcar no sangue de forma significativa, especialmente com o estômago vazio ou após a prática de exercício.

Se o paciente estiver usando outras medicações que baixem a glicemia, como a insulina, por exemplo, o risco do consumo de bebida alcoólica pode ser ainda maior, quando associado ao Ozempic. "E se o uso da medicação é para perder peso, como o álcool é muito calórico, devemos evitar seu consumo em excesso para obter o resultado desejado do uso da medicação, que é a perda de peso. O consumo moderado de álcool, geralmente, não afeta os níveis de glicose no sangue em doentes com diabetes controlada", esclarece a endocrinologista.

Segundo pesquisas, não há relatos de que o efeito de anticoncepcionais sofra interferência do Ozempic, mas o fato de o medicamento levar ao emagrecimento pode fazer aumentar a fertilidade e as chances de gravidez, consequentemente, se a mulher não estiver se protegendo adequadamente.  "De qualquer forma, conversar com o médico sobre a combinação de medicamentos é sempre essencial", aconselha.

O Ozempic tem contraindicações?

A endocrinologista alerta que o Ozempic não deve ser ingerido por pessoas com diabetes tipo 1 e/ou com cetoacidose diabética, uma complicação aguda da diabetes mellitus tipo 1. A médica também destaca que aqueles pacientes que tenham casos na família do câncer carcinoma medular de tireoide (CMT) ou da síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (NEM2) não devem usar o medicamento. "Nesses casos, é importantíssimo entender com o seu médico se o Ozempic pode ser usado", ressalta. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES