Entenda a malformação que levou o filho do Zé Vaqueiro para a UTI

O bebê nasceu com uma malformação congênita em decorrência da síndrome da trissomia do cromossomo 13

Filho do cantor Zé Vaqueiro nasceu com a Síndrome de Patau | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cantor Zé Vaqueiro se pronunciou, na quarta-feira (26), nas suas redes sociais sobre o problema de saúde que levou seu filho Artur, recém-nascido, a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O bebê nasceu com uma malformação congênita em decorrência da síndrome da trissomia do cromossomo 13, que é a duplicação desse cromossomo, também conhecida como Síndrome de Patau.

Mas afinal, o que é essa condição? A especialista em reprodução humana Carla Iaconelli explica a síndrome e seus graus de gravidade. "Pode ser desde uma alteração pequena, como fenda labial ou um dedo a mais, ou problemas mais sérios, como o que esse bebê tem, que é relacionado ao número de cromossomos", afirma.

Artur nasceu na última segunda-feira (24) e, atualmente, está na UTI. Devido ao estado de saúde do filho, Zé Vaqueiro anunciou, em nota, que vai cancelar sua agenda de shows até o dia 17 de agosto. Já a mãe da criança, Ingra Soares, está bem e já teve alta hospitalar. Em nota, o casal pediu orações para que a saúde do filho seja restabelecida.

"Na tarde de segunda-feira, 24, nasceu Arthur, filho caçula de Ingra Soares e Zé Vaqueiro, que já são pais de Daniel, de 3 anos, e Nicole, de 13. A mãe passa bem e já recebeu alta hospitalar. O bebê encontra-se na UTI devido a uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13. Diante desta situação delicada, informamos o cancelamento dos shows do artista até a data de 17 de agosto. Neste momento, a família necessita estar unida, cercada de amor e serenidade. Contamos com a compreensão de todos e pedimos que se juntem a nós em orações pelo bem-estar do pequeno Arthur e por toda a família, que agradece antecipadamente o apoio".

Alterações cromossômicas

De acordo com Carla Iaconelli, de 45% a 50% dos embriões formados por uma mulher de 35 anos possuem aneuploidia, que consiste na alteração da quantidade de cromossomos presentes numa pessoa - para mais ou para menos dos 46 habituais (Ingra Soares tem 32 anos). Esses embriões anormais são descartados quando são identificados. No entanto, em uma gravidez natural essa identificação não é possível antes de dez semanas de gravidez. A risco de aneuploidia aumenta de acordo com a idade da gestante. "Daí a importância de congelar óvulos antes dos 35 anos", recomenda.

A profissional ressalta que, quando o problema é mais grave, costuma acontecer a a interrupção natural da gestação. "Por isso o aborto espontâneo é tão comum", relata a especialista em reprodução humana. Um tipo bastante conhecido de aneuploidia é a Síndrome de Down, que é a trissomia do cromossomo 21. "A trissomia de outros cromossomos é bastante comum também, mas algumas são mais mortais e, por isso, não vemos seus portadores."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES