Entenda como diabetes e insuficiência cardíaca levaram MC Marcinho à morte

Após passar quase dois meses internado MC Marcinho, 45 anos, faleceu no último sábado (26)

MC Marcinho morreu no último sábado (26) | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após passar quase dois meses internado, Marcio André Nepomuceno Garcia, o MC Marcinho, 45 anos, faleceu no último sábado (26), no Rio de Janeiro. O artista tratava um quadro de insuficiência cardíaca e renal, que acabou evoluindo para uma infecção generalizada e falência múltipla dos órgãos. O quadro provavelmente foi agravado pela diabetes. 

Internado no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, no Rio de Janeiro, o funkeiro estava na fila de espera do SUS por um transplante de coração. Ele, no entanto, foi diagnosticado com infecção generalizada no começo da semana e isso impossibilitou o cantor de receber o transplante cardíaco. Com isso, o quadro de saúde se agravou e MC Marcinho não resistiu.

Piora do quadro

O coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco do HCor, Alexandre Soeiro, em entrevista ao G1, explica que os problemas crônicos que o canto enfrentava podem ter contribuído para a piora do seu quadro. Ele não participou da equipe que estava responsável pelos cuidados com o artista, mas comentou o assunto de forma geral.

“O que pode ter acontecido? A insuficiência cardíaca descompensou (se agravou), ele teve uma piora do quadro clínico e foi internado. Ele provavelmente já não tinha a função renal normal devido ao diabetes, já que o diabetes contribui para a piora do rim a longo prazo. Com a internação, o rim piorou junto”, explica.

Soeiro afirma que quando acontece a falência cardíaca, o coração para de fazer o bombeamento do sangue de forma correta, e isso acaba sobrecarregando o rim, que, por sua vez, provavelmente estava comprometido por causa do diabetes. “Diabetes a longo prazo, se estiver descontrolado, faz a função do rim piorar. A glicemia agride o rim e degenera a célula renal”, diz ele.

Transplante

Soeiro afirma que, apesar de MC Marcinho ter sido retirado da fila de espera devido à infecção generalizada, isso não era definitivo e ele poderia voltar assim que o quadro fosse revertido. No entanto, o quadro do artista evoluiu para uma falência múltipla de órgãos, que acontece quando dois ou mais órgãos para de funcionar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES