Entenda os super benefícios do café e como evitar excessos

Neste Dia Mundial do Café, que é comemorado no dia 14 de abril, vale a pena refletir sobre o que a bebida significa para nós

Consumir café pode trazer alguns benefícios à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muita gente não vive sem um cafezinho e ele vira combustível para o dia a dia dos amantes da bebida. Seja de manhã cedo, no meio da correria do trabalho, depois do almoço, em receitas, gelado, expresso, no cappuccino, ele sempre está presente. Neste Dia Mundial do Café, que é comemorado no dia 14 de abril, vale a pena refletir sobre o que a bebida significa para nós e como possamos consumi-lo de forma equilibrada.

A nutricionista funcional Cris Ribas Esperança destacou, para o Guia da Cozinha, as informações mais relevantes sobre esta que é a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. Com estas informações, você poderá desfrutar do seu cafezinho de forma consciente e saudável.

Segundo a profissional, esta bebida tem qualidades que podem melhorar o desempenho físico e mental de quem o consome. “A cafeína no café é um estimulante natural que pode melhorar o desempenho físico e mental. Desse modo também ajuda a aumentar a energia, a atenção e a concentração”.

Para quem está em luta contra a balança para manter ou perder peso, ele pode ser um aliado, segundo Cris Ribas. “A cafeína pode aumentar a taxa metabólica e ajudar a queimar gordura. Além disso, o café é uma bebida sem calorias, desde que não seja adicionado açúcar ou outros aditivos calóricos”.

A profissional afirma ainda que alguns estudos sugerem que o consumo moderado de café pode reduzir o risco de várias doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. 

O café também pode ser rico em antioxidantes que trazem benefícios à pele. “O café contém vários antioxidantes que podem proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Alguns estudos sugerem que o café pode ser uma das principais fontes de antioxidantes na dieta ocidental”, comenta a nutricionista.

Consuma sem excessos

Mas, mesmo os alimentos que trazem benefícios à saúde, precisam ser consumidos na quantidade e da forma adequada para não ter um efeito diferente do esperado. A dica é que você limite a quantidade de café que você bebe durante o dia. A recomendação geral é consumir até 400 mg de cafeína por dia, o que equivale a cerca de 4 xícaras de café. Evite adicionar açúcar ou outros aditivos calóricos e não beba café à noite, pois a cafeína pode afetar o sono.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES