Entenda os verdadeiros benefícios da sardinha para a saúde

A sardinha, sem dúvidas, é um dos principais peixes consumidos pelos brasileiros

A sardinha oferece inúmeros benefícios para a saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sardinha, sem dúvidas, é um dos principais peixes consumidos pelos brasileiros. Uma de suas principais características e benefícios é sua riqueza em ômega 3, um conjunto de ácidos graxos importantes para os seres humanos que o nosso corpo não produz, por isso, é preciso adquiri-los em alimentos ou por meio de suplementos. Mas seu benefício não é apenas esse, existem muitos outros.

A sardinha é riquíssima em cálcio. Uma lata, por exemplo, contém mais cálcio que um copo de leite. Isso faz com que esse peixe seja o nosso aliado no desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes, além de ser fundamental para as contrações musculares e impulsos nervosos. O cálcio é um mineral que o corpo pode armazenar, mas não pode produzi-lo. É por isso que você deve obtê-lo nos alimentos, bebidas e suplementos alimentares.

As sardinhas também são fontes de proteína, principal componente estrutural e funcional de todas as células do corpo. Sendo assim, fundamental para a formação da pele, músculos, cabelos e unhas. As proteínas atuam na imunidade, prolongam à saciedade e ajudam no ganho e manutenção da massa muscular.

O triptofano também está presente neste peixe. Ele o aminoácido que interfere na produção de serotonina, hormônio que melhora o humor e o bem-estar. Além disso, a sardinha é rica em vitaminas e minerais. A vitamina D contribui para absorção do cálcio e do fósforo por nosso organismo. O selênio é o mineral essencial que atua como antioxidante e propicia o melhor funcionamento do sistema imunológico.

Curiosidades

No Brasil, os estados que são os maiores produtores de sardinha são Rio de Janeiro e Santa Catarina. É nestes locais também que estão concentradas as principais sedes da frota nacional de traineiras responsáveis pela prática da pesca deste peixe. Outro dado interessante é que 80% e 90% da sardinha brasileira desembarca nos municípios catarinenses Itajaí e Navegantes. Isso atraiu para a região muitas empresas de sardinha em lata do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES