Especial Mãe: Candidíase na gravidez? Saiba causas e como prevenir

A candidíase vaginal é uma infecção causada pelo crescimento do fungo Candida em suas paredes vaginais

A candidíase na gravidez é bem comum e não tem perigo para o seu bebê | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A candidíase na gravidez é uma situação bastante comum entre as grávidas, pois durante este período os níveis de estrogênio ficam mais elevados, favorecendo o crescimento de fungos, especialmente da Candida Albicans que habita naturalmente na região íntima da mulher. A candidíase vaginal é uma infecção causada pelo crescimento do fungo Candida em suas paredes vaginais. Ter uma pequena quantidade desses fungos é completamente normal. No entanto, você pode desenvolver uma infecção se eles se multiplicam demais.

Os sintomas mais comuns da candidíase vaginal são: corrimento vaginal espesso, sensação de queimação ao urinar, dor, vermelhidão e coceira ao redor da vagina ou dos lábios. Se você sentir algum destes sintomas, consulte o seu médico para fazer um exame. Conversar com um profissional antes de se medicar é muito importante, pois esses sintomas podem ser confundidos com outros tipos de infecções, como doenças sexualmente transmissíveis.

A candidíase na gravidez não prejudica o bebê, mas se o bebê nascer de parto normal e, nesse dia a mulher estiver com candidíase, o bebê poderá ser contaminado e apresentar candidíase nos seus primeiros dias de vida. Se o bebê for contaminado, ele poderá apresentar placas esbranquiçadas dentro da boca, a candidíase oral, popularmente chamada de "sapinho" e ao mamar ele poderá transmitir o fungo novamente para a mãe, que poderá desenvolver candidíase mamária, acabando por dificultar o processo de amamentação. 

Principais sintomas

A candidíase na gravidez pode estar presente sem apresentar nenhum sintoma, mas a situação mais comum é o surgimento de: 

  • Corrimento branco, tipo leite talhado;
  • Coceira intensa na vagina;
  • Queimação ou dor ao urinar;
  • Dor nas relações sexuais;
  • Região íntima inchada e avermelhada

O que causa a candidíase e como evitar

Na maioria das grávidas a candidíase surge pela alteração hormonal que acontece durante a gestação e, por isso, não se pega pelo contato sexual com alguém infectado ou pelo uso de calcinhas. No entanto, e embora não seja possível controlar os hormônios, existem alguns cuidados que podem reduzir o risco de desenvolver uma candidíase, que incluem:

  • Usar roupa íntima de algodão, para facilitar a respiração da pele e dificultar o crescimento dos fungos;
  • Secar bem a região íntima depois do banho, para diminuir a umidade e evitar o crescimento de fungos;
  • Evitar colocar produtos na região íntima, como sabonete perfumado ou perfumes;
  • Dormir sem calcinha e sem calças, pois permite que a pele respire durante a noite;
  • Evitar fazer duchas íntimas, pois alteram a flora vaginal e facilitam o crescimento dos fungos.

Além disso, a gestante pode ainda apostar no aumento de alimentos com Lactobacillus acidophilus, como os iogurtes, pois são um tipo de bactéria "boa", conhecida como probióticos, que ajudam a controlar o crescimento de fungos na região íntima.

Como é feito o tratamento

O tratamento para candidíase na gravidez geralmente é iniciado com o uso de creme vaginais ou pomadas antifúngicas receitadas pelo obstetra ou ginecologista. A candidíase que não gera sintomas também precisa ser tratada, porque que a infecção não passe para o bebê durante o parto. Alguns dos remédios mais usados para a candidíase na gravidez incluem Nistatina, Butoconazol, Clotrimazol, Miconazol ou Terconazol. Estes medicamentos devem ser sempre aconselhados por um médico, para garantir que não prejudicam a gravidez. Normalmente, os remédios em pomada para candidíase devem ser aplicados diariamente na vagina 2 vezes por dia, durante 7 a 10 dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES