Especialistas revelam 4 dicas valiosas para diminuir o colesterol ruim

Segundo o Ministério da Saúde, 4 em cada 10 brasileiros têm colesterol alto

Colesterol alto atinge 4 em cada 10 brasileiros | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitos brasileiros sofrem com colesterol alto atualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, 4 em cada 10 pessoas no país têm o problema. Em muito, isso se deve a hábitos alimentares desregulados, com o consumo de alimentos gordurosos e processados em alta. Isso, em grande parte, pode ser explicado pelo estilo de vida mais corrido.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 2017 e 2018, 50,5% da alimentação dos brasileiros era processada. "O grande problema dos altos níveis de colesterol no sangue está no fato de ser uma intercorrência silenciosa. O colesterol aumentado pode não causar sintoma nenhum, obstruindo as artérias aos poucos. Então, em alguns casos, a primeira manifestação da alta do colesterol é um evento como infarto ou derrame, quando já é tarde para prevenir", alerta a médica cirurgiã Dra. Aline Lamaita.  

Dados como esses demonstram a importância de adotar novos hábitos de vida. Para ajudar a controlar os níveis de colesterol, a médica nefrologista Caroline Reigada, a cirurgiã Aline Lamaita e a médica nutróloga Marcella Garcez trazem algumas dicas. A primeira delas é aderir à prática de atividade física, importante aliada de quem deseja reduzir o colesterol ruim. "Ser ativo por 30 minutos na maioria dos dias pode ajudar a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom", explica a Dra. Caroline Reigada.  

Alimentação

A médica nutróloga Marcella Garcez explica que alimentos ricos em fitoesteróis, como nozes, óleos vegetais, castanhas e chocolate amargo, devem ser consumidos diariamente. Eles ajudam a reduzir o colesterol ruim. "Aposte em alimentos ricos em ômega 3, como o salmão e nas sementes de linhaça e chia. O ômega 3 é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, evitar a formação de coágulos, diminuir os níveis de colesterol total e de LDL colesterol e aumentar os níveis de HDL", diz a especialista. 

Outra dica valiosa é sobre o aumento do consumo de alimentos ricos em fibras, como a aveia. Elas inibem o acúmulo de gordura no fígado. "Já que contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a absorção de açúcares e inibe a absorção de gorduras […]", diz a Dra. Marcella Garcez. 

As frutas cítricas, ricas em fibras e substâncias antioxidantes, também ajudam no controle do colesterol. "[As frutas] limitam a absorção do colesterol no intestino e ajudam a reduzir os níveis de LDL no organismo", destaca a Dra. Marcella Garcez. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo ideal é de cinco porções diárias de frutas e vegetais. 

Gorduras boas

O consumo de alimentos que são ricos em gordura boa é fundamental para manter o nível de colesterol no organismo equilibrado. Eles não conseguem reduzir os níveis de LDL, mas ajudam a aumentar a gordura boa. "O azeite, a castanha, o abacate e os peixes, por exemplo, são ricos em gorduras benéficas para o organismo ", indica a Dra. Aline Lamaita, em entrevista ao Terra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES